Senadores aprovam criação de cargos e varas trabalhistas no Judiciário — Rádio Senado

Senadores aprovam criação de cargos e varas trabalhistas no Judiciário

LOC: O SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O PROJETO QUE AUTORIZA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO A CONTRATAR 77 MIL PROFESSORES E TÉCNICOS PARA AS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM APROVARAM AUTORIZAÇÕES PARA CRIAÇÃO DE CARGOS E VARAS TRABALHISTAS NO JUDICIÁRIO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

TÉC: As três novas varas do Trabalho, autorizadas pelo plenário do Senado, serão instaladas no Distrito Federal. Já os 38 cargos na Justiça deverão ser alocados no TRF do Rio de Janeiro, com o objetivo de compor o quadro do Centro Cultural da Justiça Federal. Foi aprovada ainda proposta do Ministério Público da União para transformar cargos de promotor de Justiça adjunto em cargos de procurador de Justiça. Também nesta quarta-feira o plenário do Senado aprovou projeto autorizando a criação, até 2014, de 77 mil cargos no Ministério da Educação, para atender as instituições federais de ensino. Neste total estão incluídos professores universitários, de ensino médio e básico, além de técnicos administrativos e funções de chefia e direção. O líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, defendeu a aprovação da matéria. 

(EDUARDO BRAGA): Não apenas porque estabelece a criação de cargos na área de educação, todos os cargos com acesso e provimento através de concursos públicos, portanto o Senado está abrindo a possibilidade do fortalecimento e da melhoria da qualidade do ensino a nível superior no Brasil e a nível técnico no Brasil. 

(REP) O projeto recebeu o apoio do líder do Democratas, o senador José Agripino, do Rio Grande do Norte. 

(AGRIPINO) Eu conversei com o ministro Mercadante, ele me explicou ele me explicou o teor da matéria, ela é meritória e trata-se de matéria de interesse da educação. 

(REP) Ainda na sessão desta quarta-feira, os senadores aprovaram uma série de acordos internacionais firmados pelo Brasil com outros países, incluindo Jamaica, Zimbábue, Albânia e Guiné-Bissau.
30/05/2012, 07h13 - ATUALIZADO EM 30/05/2012, 07h13
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00