Comissão debate posição do Brasil em negociações sobre economia verde — Rádio Senado

Comissão debate posição do Brasil em negociações sobre economia verde

LOC: O BRASIL DEVE SER MAIS DURO NAS NEGOCIAÇÕES MUNDIAIS SOBRE A ECONOMIA VERDE. A CONCLUSÃO É DO PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, DEPUTADO MARCIO MACEDO.  

LOC: A COMISSÃO DEBATEU O ASSUNTO NESTA QUARTA-FEIRA COM PROFESSORES E REPRESENTANTE DO GOVERNO. OS DETALHES COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

REP: O professor de economia da USP, Eliezer Martins, explicou que os conceitos de economia verde e de desenvolvimento sustentável estão muito próximos. De forma geral, disse o professor, a economia verde é aquela que gera o maior bem estar humano e igualdade social, enquanto reduz o risco ambiental e a escassez de recursos naturais. O Brasil conseguiu atuar nos últimos anos na erradicação da pobreza e, em boa parte, tem aplicado esse conceito na economia, inclusive com o uso de fontes limpas de energia. Por isso, na opinião de outro convidado, o professor Eduardo Viola, do Instituto de Relações Internacionais da UnB, o país deveria liderar a luta pela criação de um órgão mundial, integrado por organizações de vários países, com o objetivo de coordenar o desenvolvimento sustentável no planeta, uma espécie de governança global nessa área. O presidente da Comissão, deputado Marcio Macedo, do PT de Sergipe, concorda. Ele lembrou que o Brasil vem atuando na transformação da geopolítica mundial, inclusive criando novos fóruns de discussão, e que agora é hora de ser mais contundente nas negociações: 

(Marcio Macedo) Eu acho é que nós precisamos ter uma posição mais na ofensiva, porque somos o país com maior biodiversidade do planeta, a maior quantidade de água doce da terra, temos matriz energética renovável, como a energia limpa que vem das hidrelétricas, a energia eólica que está crescendo no nordeste brasileiro, então nós temos patrimônio para fazer esse debate e deixar um legado para o Brasil e para o mundo na sofisticação do conceito da economia verde. 

Rep: O ministro do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty Paulino de Carvalho Neto afirmou que o Brasil tem defendido publicamente a criação de um conselho internacional de desenvolvimento sustentável. Segundo o ministro, o assunto estará em pauta entre os dias 13 e 15 de junho, na reunião do comitê preparatório da Rio+20. O resultado desse encontro vai municiar os chefes de Estado na Conferência que começa cinco dias depois, em 20 de junho.
30/05/2012, 07h33 - ATUALIZADO EM 30/05/2012, 07h33
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00