Demóstenes nega que tenha usado mandato para favorecer Cachoeira — Rádio Senado

Demóstenes nega que tenha usado mandato para favorecer Cachoeira

LOC: O SENADOR DEMÓSTENES TORRES PRESTOU DEPOIMENTO NO CONSELHO DE ÉTICA E NEGOU QUE TENHA USADO O MANDATO PARA FAVORECER O CONTRAVENTOR CARLOS CACHOEIRA, PRESO EM FEVEREIRO PASSADO. 

LOC: DEMÓSTENES DISSE QUE QUER SER JULGADO POR SUA ATUAÇÃO NO SENADO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC.: Demóstenes Torres quebrou um jejum de três meses de silêncio com mais de quatro horas de depoimento no Conselho de Ética do Senado. O senador iniciou sua fala dizendo que vive o pior momento da vida, com depressão, remédios para dormir, fuga dos amigos e uma campanha, segundo ele, orquestrada com vazamento de informações a todo o momento com o objetivo de enxovalhar sua honra. Demóstenes Torres confirmou a amizade com Carlos Cachoeira, mas disse que naquela época não sabia das atividades ilícitas do contraventor. O senador goiano lembrou as mais de mil e trezentas propostas que ele relatou e os cerca de 300 projetos de lei apresentados no Senado. Ele afirmou ter orgulho de sua trajetória e pediu para ser julgado pelo que fez 

(Demóstenes) - Eu peço a Vossas Excelências para ser julgado pelo que eu fiz não sobre o que eu falei que eu iria fazer. Como diria Ismael Silva na década de 30: nem tudo que se diz se faz e isso é uma verdade incontestável. 

(REP) Demóstenes Torres negou que tivesse atuado no Senado a favor do jogo do bicho e lembrou que não votou na sessão do dia 5 de maio de 2004 contra a Emepê do governo que proibia todas as modalidades de jogo e sim, como diversos outros senadores, citados por ele, contra a urgência e relevância da matéria. Mas a explicação não convenceu o relator Humberto Costa. 

(Humberto Costa) - O que eu gostaria de referenciar aqui é o fato de que V.Exa disse peremptoriamente no discurso que fez no plenário do senado que sempre foi um militante na luta contra qualquer tipo de iniciativa de legalização do jogo. Não era de se esperar que alguém que assumisse essa militância por exemplo, em relação a Medida Provisória pudesse destoar de alguns de seus pares? 

(REP) - Os senadores Wellington Dias do PT do Piauí e Mário Couto do PSDB do Pará quiseram saber por que motivo o senador goiano teria perguntado em conversa gravada pela Polícia Federal, reconhecida pelo senador goiano, que a aprovação de um determinado projeto pegaria Carlos Cachoeira, se ele não sabia das atividades do bicheiro. Demóstenes tentou explicar, mas não convenceu o senador tucano: 

(Mário Couto) Eu sinceramente acho que se a voz é sua, com a minha sinceridade que você conhece que você sempre conheceu, a coisa está bem atrapalhada senador. 

(REP) O senador Humberto Costa deve apresentar o relatório final sobre o processo disciplinar contra Demóstenes Torres no Conselho de Ética em junho. Ele acredita que antes do recesso parlamentar a votação da matéria esteja concluída na Casa.


29/05/2012, 05h03 - ATUALIZADO EM 29/05/2012, 05h03
Duração de áudio: 02:38
Ao vivo
00:0000:00