Oposição vai pedir que Procuradoria investigue Lula — Rádio Senado

Oposição vai pedir que Procuradoria investigue Lula

LOC: OS PARTIDOS DE OPOSIÇÃO DECIDIRAM ENCAMINHAR À PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA UM PEDIDO PARA QUE SEJA INVESTIGADA A DENÚNCIA DE QUE O EX-PRESIDENTE LULA TERIA TENTADO INTERFERIR NO JULGAMENTO DO PROCESSO CONHECIDO COMO MENSALÃO. 

LOC: MAS PARA O SENADOR JORGE VIANA, DO PT DO ACRE, HÁ O RISCO DE ESSA HISTÓRIA TER O PROPÓSITO DE DESVIAR AS ATENÇÕES DA CPI MISTA DO CACHOEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

TÉC: O líder do PSDB, o senador Álvaro Dias informou ao Senado que os partidos de oposição vão pedir ao Ministério Público Federal a instauração de um inquérito policial. A ideia é apurar a denúncia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria proposto ao ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes resguardo na CPI do Cachoeira, em troca de adiar o julgamento do processo do mensalão no S-T-F. Para o senador do Paraná, Lula afrontou os poderes Legislativo e Judiciário. 

(AD) Nessas duas instituições estão fincados alicerces essenciais do Estado de direito democrático. Como não reagir a esse avanço que revela resquícios autoritários? 

(REP) O encontro entre Lula e Gilmar Mendes aconteceu no escritório do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim, que já declarou que a conversa entre os dois sobre o processo do mensalão não ocorreu. Diante das duas versões, o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, defendeu a apuração profunda do caso. 

(CB) Não podemos deixar passar em branco essa situação. Não podemos! É uma traição à República deixar passar isso em branco, como foi uma falta de respeito à República ou ter acontecido a proposta ou o Ministro mentir dizendo que a proposta aconteceu sem ela ter acontecido. 

(REP) Já o senador Jorge Viana, do PT do Acre, afirmou que a história de Lula na defesa da democracia desmente qualquer possibilidade de a denúncia ser verdadeira. Para ele, há a suspeita de que o objetivo é atrapalhar as investigações da CPI Mista do Cachoeira. 

(JV) Quererem colocar um bode na sala. O Congresso tem obrigação de trabalhar bem esta CPI do Sr. Cachoeira, de desbaratar mais essa quadrilha que toma conta do nosso País, de governos, de Municípios, de Estados – e também me parece que atinge o Governo Federal 

(REP) Segundo o publicado na imprensa, o encontro entre Lula e Gilmar Mendes foi no dia 26 de abril.
28/05/2012, 05h11 - ATUALIZADO EM 28/05/2012, 05h11
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00