Contratação de aprendizes maiores de 18 anos pode tornar-se obrigatória — Rádio Senado

Contratação de aprendizes maiores de 18 anos pode tornar-se obrigatória

LOC: A CONTRATAÇÃO DE MAIORES DE 18 ANOS PELAS EMPRESAS NA CONDIÇÃO DE APRENDIZES PODE TORNAR-SE OBRIGATÓRIA.

LOC: É O QUE QUER O SENADOR PAULO BAUER, DO PSDB DE SANTA CATARINA, QUE APRESENTOU UM PROJETO COM ESSA REGRA. A REPORTAGEM É DE LARISSA BORTONI.  

(REPÓRTER) Dar a possibilidade de profissionalização aos mais jovens. Essa é a intenção do senador Paulo Bauer, que apresentou uma proposta para alterar a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, e tornar obrigatório que aprendizes maiores de 18 anos sejam empregados por todas as empresas. 

(PAULO BAUER) Sabemos que as empresas dão preferência a profissionais mais qualificados e com alguma experiência. Não há nada de errado nisso, vivemos em um sistema capitalista no qual as regras do mercado se impõem, e as empresas precisam ser competitivas. Então, um dos itens na busca por competitividade é, sem dúvida, possuir mão de obra qualificada e experiente para o trabalho.

(REPÓRTER) Ainda segundo o projeto do senador do PSDB de Santa Catarina, que será analisado na Comissão de Assuntos Sociais, a contratação deve ser proporcional ao número de funcionários. No caso de 200 empregados, por exemplo, 2% teriam que ser maiores aprendizes. Paulo Bauer também apresentou dados do IBGE de 2010 que apontam que a taxa de desemprego entre os que têm entre 18 e 24 anos, nas principais regiões metropolitanas era de 12,5%.
25/05/2012, 04h21 - ATUALIZADO EM 25/05/2012, 04h21
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00