CDH aprova proposta que estende a avaliação do PAS a todas as universidades — Rádio Senado

CDH aprova proposta que estende a avaliação do PAS a todas as universidades

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU O PROJETO SUGERIDO POR UMA ESTUDANTE QUE REGULAMENTA UMA NOVA ALTERNATIVA PARA O VESTIBULAR: O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA. AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: Dentro do programa "Jovem Senador", a estudante Jessica Peres de 17 anos, moradora de Fátima do Sul no Mato Grosso do Sul, sugeriu para o Senado um projeto que estabelece que os estudantes poderão entrar nas Universidades por meio do "Programa de Avaliação Seriada", como já existe em algumas instituições de ensino superior, caso da Universidade de Brasília. Pelo programa, as provas acontecem no final de cada ano do Ensino Médio e os melhores colocados garantiriam vaga, sem precisar passar pelo Vestibular. O sonho de Jessica é fazer o curso de Direito, e ela acredita que o "Programa de Avaliação Seriada" cria um compromisso maior com o estudo e diminui o que ela chama de "tensão pré-vestibular". 

(JESSICA PERES): Vale a pena a gente estudar. Você estudante do Ensino Médio, fica horas estudando, escrevendo seus textos, brigando com o lápis, não se preocupem é normal. Mas não desista dos seus sonhos. Vale a pena sofrer, estudar porque tem resultado. 

(REPÓRTER): A relatora foi a senadora Ana Rita do PT do Espírito Santo, que concordou com a estudante. 

(ANA RITA): A estudante argumenta que a Avaliação Seriada pode imprimir maior equidade ao Processo Seletivo, além de contribuir para a eliminação da tensão pré-vestibular. 

(REPÓRTER): Este Projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça.
24/05/2012, 01h04 - ATUALIZADO EM 24/05/2012, 01h04
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00