CAE ouve explicações de Guido Mantega sobre mudanças na poupança — Rádio Senado

CAE ouve explicações de Guido Mantega sobre mudanças na poupança

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS OUVIU NESTA TERÇA-FEIRA AS EXPLICAÇÕES DO MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA, PARA AS MUDANÇAS NA POUPANÇA E AS MEDIDAS TOMADAS PARA REDUZIR AS TAXAS DE JUROS. 

LOC: MANTEGA TAMBÉM FOI QUESTIONADO POR SENADORES E DEPUTADOS SOBRE OS INCENTIVOS PARA A COMPRA DE CARROS E A ALTA DO DÓLAR. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O governo mudou as regras da caderneta de poupança por meio de uma medida provisória. A ideia é diminuir a rentabilidade da poupança em relação a fundos de investimentos num cenário de juros mais baixos. O senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, presidente da comissão de deputados e senadores que analisa a emepê, aplaudiu as medidas para baixar os juros e ampliar o crédito, mas pediu atenção ao problema da inadimplência. 

(DORNELLES): Eu tô certo que o governo vai acompanhar o problema da inadimplência. Porque nós temos que manter nossas instituições fortes. 

(REP): O ministro Guido Mantega respondeu que está atento ao tema. 

(MANTEGA): Temos como reduzir essa inadimplência com uma nova liberação de crédito, temos que liberar mais crédito, reduzir o custo financeiro, temos mecanismos para restruturar essa inadimplência e estamos pensando em medidas que permitam isso. 

(REP): Já a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, destacou que o corte de IPI para a compra de carros vai reduzir o dinheiro dos fundos de participação de estados e municípios. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, cobrou ainda um planejamento das ações anticrise. 

(ALOYSIO): São medidas pontuais, tópicas, de renúncia fiscal, em grande parte, como lembrou a senadora, às custas de estados e municípios. Estamos vendo uma barafunda de regimes fiscais. 

(REP): Sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, que acaba diminuindo o montante a ser rateado entre estados e municípios, Mantega ressaltou que a venda de automóveis vai gerar uma receita extra de ICMS. O ministro da fazenda também falou sobre a alta do dólar. Ele admitiu que dólar mais valorizado poderia pressionar os preços, por exemplo, de combustíveis. Mas por conta da crise mundial os preços do petróleo estão caindo e acaba havendo uma compensação. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: OUTRO TEMA QUE DEVERÁ SER ABORDADO PELOS SENADORES É O INCENTIVO ANUNCIADO ONTEM PARA A COMPRA DE CARROS NOVOS. 

LOC: O GOVERNO CORTOU IMPOSTOS E JUROS DE CARROS, REDUZIU IMPOSTOS PARA FINANCIAMENTOS E AUMENTOU O PRAZO PARA COMPRAR OS VEÍCULOS A PRAZO. EM CONTRAPARTIDA, AS FÁBRICAS DE CARROS SE COMPROMETERAM A NÃO DEMITIR FUNCIONÁRIOS.
22/05/2012, 01h55 - ATUALIZADO EM 22/05/2012, 01h55
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00