Pessoas com deficiência têm vagas reservadas em programas que usam o FAT — Rádio Senado

Pessoas com deficiência têm vagas reservadas em programas que usam o FAT

LOC: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PODERÃO TER VAGAS RESERVADAS EM PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL FINANCIADOS COM RECURSOS DO FAT. 

LOC: O PROJETO PREVENDO A RESERVA DE DEZ POR CENTO DESSAS VAGAS FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: O projeto assegurando o direito a dez por cento das vagas nos programas de qualificação profissional financiados com recursos do FAT é da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia. O relator da matéria, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul disse que hoje as empresas estão tendo dificuldade em cumprir a cota de deficientes em seus quadros por conta da falta de qualificação dessas pessoas. Ele lembrou a iniciativa da FEBRABAN, a Federação Brasileira de Bancos, que recentemente contratou e qualificou dez mil pessoas com deficiência. 

(Paulo Paim) Então se nós reservarmos no programa de qualificação profissional o número de vagas para deficientes consequentemente eles estarão preparados e habilitados para dar sua contribuição de uma forma muito mais positiva. 

(Patrícia) O projeto de Lídice da Mata foi aprovado com uma emenda de Paim, prevendo que a medida só valerá noventa dias depois da publicação da lei. Ele agora será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado e de lá segue para discussão na Câmara dos Deputados. A Comissão de Direitos Humanos aprovou outros três projetos beneficiando pessoas com deficiência. Um deles, de autoria do senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, prevê prioridade para os deficientes na devolução do imposto de renda da pessoa física, como já acontece com os idosos. Outro projeto aprovado na CDH, do senador Lindbergh Faria, do PT do Rio de Janeiro, determina que os editais de concursos públicos sejam publicados também em Braille. A Comissão de Direitos Humanos aprovou ainda o Projeto da Câmara dos Deputados que obriga os fabricantes de rádio e televisão a oferecerem equipamentos com saída de áudio para fone de ouvido ou para equipamento auditivo externo com ajuste de volume.
18/05/2012, 01h03 - ATUALIZADO EM 18/05/2012, 01h03
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00