CAE e CI começam debates sobre transporte ferroviário no Brasil — Rádio Senado

CAE e CI começam debates sobre transporte ferroviário no Brasil

LOC: AS COMISSÕES DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E DE INFRAESTRUTURA FIZERAM NESTA QUINTA-FEIRA A PRIMEIRA DE UMA SÉRIE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE O TRANSPORTE FERROVIÁRIO. 

LOC: O DEBATE INAUGURAL FOI SOBRE A NECESSIDADE E VIABILIDADE DE UM NOVO MARCO REGULATÓRIO PARA O SETOR. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Dados da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga indicam que dois terços das ferrovias do país são subutilizadas ou estão em condições precárias. Já a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários se queixou da burocracia, por exemplo, nos assuntos referentes à antiga Rede Ferroviária Federal. O Presidente da ANTF, Rodrigo Otaviano Vilaça, disse que nesse caso precisa consultar até nove instâncias antes de saber que rumo tomar. 

(RODRIGO): eu tô falando de DNIT ANTT, Ministério dos Transportes, Planejamento, AGU, Iphan, eu já fui na Fundação Palmares resolver problemas de ferrovia. São nove intervenientes. 

(REP): As duas entidades cobraram a modernização dos marcos regulatórios do setor, assim como o senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo. 

(ALOYSIO): Quando se trata de implantar com um projeto novo ou modernizar, ou investir nas concessões já existentes, como disse o doutor Rodrigo Vilaça, são nove interlocutores. Isso é impossível, é uma equação impossível de se resolver. 

(REP): O Superintendente de Serviços de Transportes de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Noboru Ofugi, afirmou que a ANTT editou resoluções recentemente para atualizar alguns marcos legais e outras estão em estudo.
17/05/2012, 12h39 - ATUALIZADO EM 17/05/2012, 12h39
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00