Informações do Senado já podem ser consultadas no Portal da Transparência — Rádio Senado

Informações do Senado já podem ser consultadas no Portal da Transparência

LOC: TODAS AS INFORMAÇÕES DO SENADO JÁ PODEM SER CONSULTADAS NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, PELO TELEFONE OU PESSOALMENTE. 

LOC: UMA COMISSÃO DE SERVIDORES SERÁ RESPONSÁVEL POR CLASSIFICAR OS DOCUMENTOS SIGILOSOS DE ACORDO COM A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(REPÓRTER) Qualquer pessoa já pode consultar todos os documentos produzidos pelo Senado. Antes mesmo da Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor nessa quarta-feira, os dados do Senado já eram públicos. Por determinação da Mesa Diretora, foi criada a Comissão Permanente de Acesso a Documentos do Senado. Esse grupo vai identificar as informações que ainda estão protegidas pelo sigilo, como por exemplo, as sessões e votações secretas. A Diretora-Geral do Senado, Doris Peixoto, explicou que se o cidadão se deparar com um dado secreto, poderá recorrer desta classificação.

(Doris Peixoto) Essa comissão vai identificar todo tipo de documento produzido no Senado e classificar segundo os princípios do decreto. A partir daí, qualquer informação que o cidadão precise e que esteja em processo de análise será priorizado pela Comissão.

(REPÓRTER) Doris Peixoto destacou que o Senado está pronto para atender aos pedidos de informação feitos por qualquer pessoa.

(Doris Peixoto) Estamos preparados para atendê-los de todas as formas. Ele pode utilizar o Alô Senado e fazer isso por telefone. Ele pode ir direto à página do Senado tentando localizar. E se não localizar, há um formulário eletrônico para que ele diga o que ele quer e o que não encontrou. E cada vez que for notado um interesse novo, vamos trabalhar para disponibilizar essa informação. 

(REPÓRTER) Já a Secretária-Geral da Mesa, Cláudia Lyra, explicou que todas as informações podem ser consultadas no portal E-Cidadania na página eletrônica do Senado.

(Cláudia Lyra) Num único local, o cidadão tem as informações ou tem o link para onde ir, então, ele não precisa ficar procurando onde e nem adivinhar onde está essa informação. Então ele já esse ponto de acesso à informação facilitada e ágil.

(REPÓRTER) Ao ressaltar que há três anos os dados da Casa já estão na internet, o presidente José Sarney, do PMDB do Amapá, disse que o Senado também inova ao estimular a interatividade com a população pelo portal E-Cidadania.

(José Sarney) Estamos justamente caminhando à frente da Lei com absoluta transparência. Acho que esse é o ponto básico da democracia.Sobretudo, o Senado está fazendo não somente a transparência com a publicação de todos os atos como também criando condição de interatividade da população com tudo aquilo que está de tudo que está processando aqui. 

(REPÓRTER) Ele ressaltou que não há burocracia nenhuma na hora de o cidadão consultar as informações. Mas disse que se ele tiver dificuldades, poderá encaminhar uma solicitação por email, pelo telefone 0800 61 22 11, ou pessoalmente no balcão do Sistema Integrado de Informação ao Cidadão no próprio Senado.
16/05/2012, 07h35 - ATUALIZADO EM 16/05/2012, 07h35
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