Comissão ouve relato sobre preparativos do Brasil para a Rio+20 — Rádio Senado

Comissão ouve relato sobre preparativos do Brasil para a Rio+20

LOC: A COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS OUVIU NESTA QUARTA-FEIRA UM RELATO SOBRE OS PREPARATIVOS DO BRASIL PARA A RIO+20.

LOC: A CONFERÊNCIA, ORGANIZADA PELAS NAÇÕES UNIDAS, ACONTECE NO MÊS QUE VEM NO RIO DE JANEIRO. REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(REPÓRTER) De acordo com o embaixador André Correa do Lago, negociador-chefe do Brasil na Rio+20, já são 103 chefes de Estado com presença confirmada na Conferência, entre os dias 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro. O momento principal da conferência acontece nos dois dias finais, mas desde o início de junho a cidade vai receber reuniões preparatórias e outros eventos, inclusive relacionados à Semana Internacional do Meio Ambiente. A diretora de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Karen Suassuna, destacou os diálogos para o desenvolvimento sustentável, que serão realizados entre 16 e 19 de junho para debater dez propostas a serem apresentadas pelo governo brasileiro. Segundo ela, o Brasil vai demonstrar o que tem feito para aplicar a economia verde como instrumento de inclusão social: 

(Karen Suassuna) Tem trabalhado em conjunto o governo federal para a erradicação da pobreza, produzindo não só a assistência, mas também a inclusão produtiva para aqueles que não têm acesso. Então, exemplos desses programas são o fundo clima, a política nacional de mudança do clima, o programa bolsa verde, o programa Brasil sem Miséria, que trabalham a conjunção dessas políticas que permitam ao mesmo tempo o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. 

(REPÓRTER) O embaixador André Correa do Lago confirmou a senadores e deputados que é grande a expectativa mundial em relação ao Brasil, principalmente por conta das medidas adotadas pelo país em favor do desenvolvimento sustentável. Para o representante do Itamaraty, o Brasil é o país que mais tem a ganhar com o fortalecimento da chamada agenda verde: 

(André Lago) Pelos avanços extraordinários que o Brasil fez nos últimos anos, tanto na área econômica como na área social e na área ambiental, e portanto a Rio mais 20 é uma oportunidade muito grande para o Brasil, porque o fortalecimento do paradigma do desenvolvimento sustentável deverá trazer muito mais oportunidades do que possíveis dificuldades para o Brasil no futuro.

(REPÓRTER) Senadores e deputados da Comissão voltam a se reunir na próxima semana. A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas foi criada em 2008 para fiscalizar as ações do Brasil para amenizar as consequências das alterações no clima, incluindo o aquecimento global.
16/05/2012, 08h21 - ATUALIZADO EM 16/05/2012, 08h21
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00