Senado pode votar criação de Fundo Republicano de Campanha — Rádio Senado

Senado pode votar criação de Fundo Republicano de Campanha

LOC: O SENADO PODE VOTAR A CRIAÇÃO DO FUNDO REPUBLICANO DE CAMPANHA. A PROPOSTA DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE DETERMINA QUE PARTE DO DINHEIRO DOADO POR EMPRESAS E CIDADÃOS DEVE SER DIVIDIDO ENTRE TODOS OS CANDIDATOS. 

LOC: O OBJETIVO É CONTROLAR OS GASTOS DE CAMPANHA E EQUILIBRAR A DISPUTA ELEITORAL. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: O Fundo Republicano de Campanha pode ser criado para financiar as disputas eleitorais e vai ser formado por recursos do orçamento e de doações de empresas e cidadãos. A proposta muda a regra de distribuição das contribuições feitas por pessoas físicas e jurídicas: um terço do valor vai para o candidato que recebe a doação, um terço para o partido escolhido e o restante deve ser dividido igualmente entre todos os concorrentes para pagar os gastos de campanha, como despesas de transporte e a produção dos programas de rádio e televisão. O autor da proposta, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, justifica que a iniciativa busca garantir um maior equilíbrio na disputa eleitoral. A proposta faz parte do livro "Reforma Política Republicana", lançado pelo senador durante os debates sobre a Reforma Política, em votação no Senado. Cristovam também defendeu a redução no preço das campanhas. 

(CRISTÓVAM) Não dá pra continuar gastando centenas de milhões de reais em cada campanha. cada candidato a presidente chega quase a 100 milhões . e para reduzir o custo eu proponho que o horário eleitoral seja cada vez menos de marketing e cada vez mais de exposição do candidato. o horário eleitoral ideal é que fosse ao vivo cada candidato 

(REP) A proposta deve ser analisada pelas Comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição e Justiça. O tema, no entanto, é polêmico. Em 2011, a CCJ aprovou um projeto que prevê o financiamento público das campanhas eleitorais. A matéria deve ser analisada pelo plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
14/05/2012, 01h18 - ATUALIZADO EM 14/05/2012, 01h18
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00