Congresso Nacional lembra os 46 anos do PMDB — Rádio Senado

Congresso Nacional lembra os 46 anos do PMDB

LOC: O CONGRESSO NACIONAL PRESTOU UMA HOMENAGEM NESTA SEGUNDA-FEIRA, COM UMA SESSÃO SOLENE, AO PMDB. 

LOC: O PARTIDO COMPLETA 46 ANOS EM 2012. E SEUS LÍDERES DESTACARAM O COMPROMISSO DA LEGENDA COM A DEMOCRACIA E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DO PAÍS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Líderes do PMDB no Congresso Nacional, representantes do partido nos estados e o vice-presidente da República, Michel Temer, participaram da sessão solene do Congresso em homenagem aos 46 anos do partido. Criado em 1966 como Movimento Democrático Brasileiro, a legenda fez oposição ao regime militar e participou da redemocratização do país e da Assembléia que culminou com a Constituição de 1988. O presidente do Congresso, senador José Sarney, do PMDB do Amapá, destacou os avanços sociais e econômicos obtidos no governo do PMDB, quando foi presidente, de 1985 a 1990. 

(José Sarney) Tivemos o mais baixo desemprego da história do Brasil, 2,36, quase pleno emprego. A mais radical diminuição da pobreza no Brasil ocorreu durante o governo do PMDB. O Brasil teve um dos períodos de maior crescimento de sua história, 119%. E o país disse não à recessão, não cedeu e não concedeu nada às pressões internacionais. 

(Repórter) O vice-presidente da República, Michel Temer, falou sobre a participação do PMDB na Constituinte, mas também nos governos que vieram depois da Constituição. 

(Michel Temer) Quantos governadores foram eleitos, quantos membros sempre tivemos no Poder Legislativo, sempre em busca da tese do desenvolvimento do País. Desenvolvimento que alcançou seu apogeu precisamente nesses últimos anos, depois da Assembléia Constituinte. A própria redenção social que seu deu no país foi fruto do apoio do PMDB incontestável que o PMDB sempre emprestou a essas teses. 

(Repórter) O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, de Rondônia, destacou que o partido hoje é o maior do País, e tem, além do vice-presidente da República, cinco ministros, cinco governadores, 1.175 prefeitos, 900 vice-prefeitos, 21 senadores, 80 deputados federais, 150 deputados estaduais, 8.495 vereadores e 2 milhões e 420 mil filiados. 

(Valdir Raupp) A ampla aceitação popular do PMDB se justifica, repito, por sua história e por seus compromissos de luta na conquista da democracia, pela garantia dos direitos do cidadãos e da coletividade, pelo pacto federativo e pela redução das igualdades, pela soberania da nação brasileira, pelo crescimento econômico e ela promoção do bem estar social. (Repórter) O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros, de Alagoas, disse esperar que nas eleições municipais deste ano o partido aumente ainda mais sua participação nas prefeituras e câmaras de vereadores.
14/05/2012, 01h57 - ATUALIZADO EM 14/05/2012, 01h57
Duração de áudio: 02:40
Ao vivo
00:0000:00