Presidente da Anvisa quer mais investimentos para modernizar instituição — Rádio Senado

Presidente da Anvisa quer mais investimentos para modernizar instituição

LOC: A ANVISA TEM ALCANÇADO RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, MAS PRECISA DE INVESTIMENTOS PARA ACOMPANHAR O CRESCIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA.

LOC: FOI O QUE DISSE O PRESIDENTE DA AGÊNCIA REGULADORA, EM AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO NESTA QUINTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO.

TÉC: O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Dirceu Barbano, disse que a Anvisa conseguiu, em seus 13 anos de funcionamento, conquistar um alto grau de confiança, tanto no Brasil como no exterior; e que uma grande parte dessa confiança vem do fato de que mais de 95% dos produtos, alimentos e remédios certificados são consumidos no próprio País, ao contrário de países como Índia e China, que registram a maior parte dos produtos para exportação. Por isso, a cobrança da sociedade é intensa, o que aumenta o rigor da própria agência.

(Dirceu Barbano) Ninguém aceita nenhuma insegurança, a gente viu o que aconteceu com os implantes mamários. Uma fraude que não foi detectada em mais de 70 países, mas aqui a sociedade cobra da Anvisa. De um outro lado, os mercados, porque a indústria depende de competitividade, e competitividade hoje é tempo e inovação, e quando a Anvisa não consegue ser eficiente em prazos, a indústria cobra do outro lado que nós sejamos eficientes em prazos.

(Repórter) Dirceu Barbano explicou aos senadores que a Anvisa é frequentemente comparada à FDA, agência norte-americana que regula os remédios e alimentos. No entanto, o órgão dos Estados Unidos tem mais de 12 mil servidores. Só na área de remédios, 3800, contra 180 da Anvisa. E essa estrutura não condiz com o país que pode chegar a ser a 5ª maior economia do mundo. O senador Wellington Dias, do PT do Piauí, que pediu a audiência pública, concordou com a necessidade de contratação de mais profissionais.

(Wellington Dias) Eu acho que fica claro pra todos nós a necessidade da ampliação. Essa comparação com a agência americana é um exemplo, ela mostra o quanto nós temos que avançar. Porque realmente uma das reclamações é exatamente essa de uma demanda muito elevada para o quadro de pessoal da Anvisa.

(Repórter) O presidente da Anvisa entregou aos senadores o relatório de atividades da agência em 2011. As principais ações foram a fiscalização da indústria alimentícia quanto a agrotóxicos e redução de sódio, a restrição de aditivos a derivados de tabaco, e o registro preferencial de remédios estratégicos para o Sistema Único de Saúde.
10/05/2012, 01h38 - ATUALIZADO EM 10/05/2012, 01h38
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00