Membros da CPI reclamam das dificuldades para manusear documentação — Rádio Senado

Membros da CPI reclamam das dificuldades para manusear documentação

LOC: OS INTEGRANTES DA CPI MISTA DO CACHOEIRA RECLAMAM DE DIFICULDADES PARA MANUSEAR A DOCUMENTAÇÃO. O PRESIDENTE DA COMISSÃO VAI SE REUNIR COM MINISTRO DO SUPREMO PARA TRATAR DO ASSUNTO.  

LOC: ENQUANTO ISSO, OS ASSESSORES DE PARLAMENTARES JÁ ESTÃO CONSULTANDO DOCUMENTOS SIGILOSOS ENVIADOS À COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISITAN. 

TÉC: Os delegados da Polícia Federal Alexandre Souza e Matheus Rodrigues analisaram as cópias envidas à CPI Mista do Cachoeira das Operações Vegas e Monte Carlo, que investigaram o esquema do contraventor Carlos Ramos. Eles vão informar se toda documentação está em posse da CPI. O relator, deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, explicou que a desconfiança sobre a falta de dados se refere ao fato de o inquérito ter passado por diversas instâncias judiciais. Ele lembrou que a investigação foi desmembrada por envolver agentes públicos com foro privilegiado.  

(Odair) Toda documentação que está no Supremo Tribunal Federal e na 11ª Vara Federal está na CPMI. Ocorre que nem todos os inquéritos foram instaurados. Há pessoas com prerrogativa de foro submetidas ao Superior Tribunal de Justiça. Há inquéritos que não foram instaurados ainda. Estamos esperando a instauração desses inquéritos e também que o procurador-geral da República tenha tempo suficiente de analisar especialmente Operação Monte Carlo. 

REP: O deputado Carlos Sampaio do PSDB de São Paulo comemorou a permissão para que assessores analisem a documentação sigilosa. Mas reclamou do fato de os dados da Operação Monte Carlo não estarem num formato que permita busca por nomes. 

(Sampaio) No formato em que os documentos referentes à Operação Monte foram enviados para a CPI, está inviabilizada qualquer investigação sobre a Operação Monte Carlo porque foram enviados para cá documentos com imagem e não com o texto. Portanto, não podemos fazer a busca por uma pesquisa específica. Tudo que vamos fazer é consultar página por página. 

REP: O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, vai conversar com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, para saber se pode alterar o formato dos documentos para facilitar a consulta dos parlamentares. 

(Vital) é uma dificuldade no formato. Quero saber se o formato que me chega se posso acessá-lo e alterá-lo. Se posso pegar esse arquivo e implantar um sistema de busca que posso mexer com ele. Já chamei os técnicos para fazer essa consulta e vou fazer também ao ministro relator. REP: O senador Vital do Rêgo deverá marcar uma reunião com o ministro do Supremo nos próximos dias para encontrar a solução.
10/05/2012, 01h15 - ATUALIZADO EM 10/05/2012, 01h15
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00