Delegado da PF confirma esquema de corrupção liderado por Cachoeira — Rádio Senado

Delegado da PF confirma esquema de corrupção liderado por Cachoeira

LOC: NO PRIMEIRO DEPOIMENTO DA CPI MISTA DO CACHOEIRA, O DELEGADO RESPONSÁVEL PELA OPERAÇÃO VEGAS CONFIRMOU A EXISTÊNCIA DE UM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO LIDERADO PELO CONTRAVENTOR CARLOS RAMOS ENVOLVENDO REPRESENTANTES DOS TRÊS PODERES. 

LOC: DIVERSOS PARLAMENTARES VOLTARAM A INSISTIR NO FIM DO SIGILO DOS DADOS SOBRE O ESCÂNDALO, QUE ESTÃO COM A COMISSÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O depoimento do delegado da Polícia Federal, Alexandre Souza, foi secreto para resguardar as investigações, ainda não concluídas, da atuação do contraventor Carlos Ramos. O responsável pela Operação Vegas confirmou a existência de um esquema de corrupção comandado pelo bicheiro e com a participação de integrantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Segundo os parlamentares, o delegado não trouxe dados novos. O senador Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá se disse convencido com o depoimento da participação de deputados e do senador Demóstenes Torres de Goiás no esquema. Ele defendeu a suspensão dos contratos do governo com a construtora Delta usada no desvio de recursos públicos. 

(Randolfe) Tem indícios fortes de envolvimento amplo da empresa Delta. Vamos precisar adentrar para encontrar essa rede de envolvimento no âmbito municipal e dos governos estaduais e federal. A precaução recomenda que todos os contratos da empresa sejam suspensos. 

REP: O delegado não respondeu às perguntas sobre a paralisação da Operação Vegas, que investigou o contraventor entre 2008 e 2009. Por isso, alguns parlamentares defendem a vinda à CPI do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Eles também pediram o fim do sigilo das investigações como explicou o líder do PSDB, senador Álvaro Dias. 

(A.Dias) Vamos aguardar uma resposta do presidente da CPI sobre a questão de ordem que diz respeito a revogar o segredo de justiça. Se não houver o acolhimento vamos impetrar um mandado de segurança junto ao Supremo por razões já conhecidas, como fatos relevantes, interesse público, jurisprudência firmada já existente. REP: O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo do PMDB da Paraíba, esclareceu que o fim do sigilo depende do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandwski, responsável pela ação na Corte. 

(Vital) Espero que o ministro Lewandowski, ao seu tempo dentro da condução do inquérito que somente ele como relator tem esse prazo, possa levantar o sigilo. 

REP: O relator, deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, considerou útil o depoimento de mais de seis horas do delegado. 

(Cunha) Raul Alexandre trouxe evidências claras dessa organização criminosa, seus tentáculos nas mais diversas esferas de governos municipais, estaduais e junto ao governo federal. Precisamos aprofundar as investigações e ele contribuiu muito hoje. 

REP: Nesta quinta-feira falarão à CPI o delegado Matheus Rodrigues e os procuradores Daniel Salgado, e Lea de Oliveira, responsáveis pela Operação Monte Carlo.
09/05/2012, 08h47 - ATUALIZADO EM 09/05/2012, 08h47
Duração de áudio: 02:41
Ao vivo
00:0000:00