Aprovado projeto que busca reduzir gases poluentes emitidos por carros — Rádio Senado

Aprovado projeto que busca reduzir gases poluentes emitidos por carros

LOC: OS FABRICANTES DE AUTOMÓVEIS, REVENDEDORES E ÓRGÃOS DE LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS DEVERÃO DIVULGAR INFORMAÇÕES SOBRE A EMISSÃO DE GASES POLUENTES E O CONSUMO MÉDIO DE COMBUSTÍVEIS. 

LOC: O PROJETO FOI APROVADO NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE E PODERÁ SEGUIR PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(TÉC) O projeto, apresentado pelo senador Clésio Andrade, do PMDB de Minas Gerais, busca estimular a redução de gases poluentes emitidos por veículos que circulam no País. Se virar lei, os fabricantes e revendedores de automóveis deverão divulgar já no Certificado de Registro e Licenciamento, e na Nota Fiscal, dados sobre a quantidade de gases poluentes e de gás carbônico, de efeito estufa, emitidos na atmosfera pelo modelo do veículo. E uma emenda aprovada na Comissão também obriga a divulgação de informações sobre o consumo médio de combustível por quilômetro. O autor destacou que o consumidor só poderá fazer escolhas conscientes do ponto de vista ambiental, se tiver informações adequadas, como a eficiência energética dos motores dos veículos disponíveis no mercado. Segundo Clésio Andrade, 8,6 por cento das emissões de dióxido de carbono no Brasíl vêm da queima de combustíveis fósseis por automóveis. O relator, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal disse que o projeto contribui para os objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente, e está em sintonia também com o Código de Defesa do Consumidor. 

(CRISTÓVAM): esse é um projeto que está dentro perfeitamente das preocupações nacionais e até mundiais relacionados aos problemas ambientais. Tenho defendido uma política fiscal verde, a idéia de que é preciso que tenhamos uma política fiscal que leve em conta se o produto consumido é de depredador ou conservador da natureza. 

(REP) Se não houver recurso para votação em plenário, o projeto poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados.
08/05/2012, 01h20 - ATUALIZADO EM 08/05/2012, 01h20
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00