Senado homenageia os 45 anos do Polo Industrial de Manaus — Rádio Senado

Senado homenageia os 45 anos do Polo Industrial de Manaus

LOC: O SENADO HOMENAGEOU OS 45 ANOS DO PoLO INDUSTRIAL DE MANAUS COM UMA SESSÃO ESPECIAL NESTA SEGUNDA-FEIRA.  

LOC: PARLAMENTARES E MEMBROS DO GOVERNO DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DO POLO PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO: 

TÉC: Um decreto do governo federal assegurou, em 1967, benefícios fiscais por 30 anos para implantação de um pólo industrial, comercial e agropecuário na Amazônia. Empresas de eletroeletrônica, montadoras de motos, fabricantes de produtos de informática e de insumos químicos, entre outras, foram em busca dos incentivos. Em pouco tempo a Zona Franca de Manaus se tornou o motor da economia do Amazonas, como destacou a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B amazonense. 

(VANESSA): falar de Zona Franca é falar não só dos 90% da economia do Amazonas, da principal fonte de geração de empregos e renda no estado. Mas é falar da nossa própria história e principalmente da autoestima de todos nós. E hoje podemos nos orgulhar ainda mais porque podemos dizer que falar de zona franca é falar em preservação ambiental. 

(REP): Outro senador do Amazonas, Eduardo Braga, do PMDB, duas vezes governador do estado, ressaltou também o trabalho de parlamentares e da presidente Dilma, de quem é líder no Senado, para estender a duração dos incentivos para a região. 

(EDUARDO): Graças ao Congresso nacional, ao esforço de muitos, onde humildemente me incluo, já estamos assegurados até 2020. Mas estamos desafiados por um projeto para prorrogar o projeto por mais 50 anos.  

(REP): A proposta que prorroga por mais cinquenta anos a Zona Franca de Manaus está em análise na Câmara dos Deputados.
07/05/2012, 01h18 - ATUALIZADO EM 07/05/2012, 01h18
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00