Brasil é exemplo de energia limpa e deve ser referência na Rio+20 — Rádio Senado

Brasil é exemplo de energia limpa e deve ser referência na Rio+20

LOC: O BRASIL TEM A MATRIZ ENERGÉTICA MAIS LIMPA DO MUNDO E DEVE APRESENTAR UM CENÁRIO FAVORÁVEL NA CONFERÊNCIA RIO+20. A AVALIAÇÃO FOI FEITA POR AUTORIDADES E ESPECIALISTAS EM DEBATE SOBRE "O USO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA".  

LOC: NA REUNIÃO DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, OS SENADORES DO NORTE DISSERAM QUE A CONSTRUÇÃO DE USINAS HIDRELÉTRICAS NA REGIÃO DEVERIA TRAZER MAIS BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO LOCAL. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

(REPÓRTER) Segundo dados oficiais, o Brasil possui a matriz energética mais limpa do mundo, com cerca 45% de toda a energia utilizada no país gerada a partir de fontes renováveis, como a cana de açúcar e a água dos rios. O país também é líder na produção de biocombustíveis, como o etanol. Para autoridades e especialistas, o cenário mundial é bem diferente. Cerca de 80 por cento da energia vem de combustíveis fósseis, como carvão mineral, gás natural, gasolina e óleo diesel. Apenas 13% da energia produzida e consumida vem de fontes com menos impactos ambientais, como hidroeletricidade, energia eólica e solar. Para o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, o Brasil tem bons exemplos para mostrar ao planeta na Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em junho, no Rio de Janeiro. 

(ALTINO VENTURA FILHO - MIN MINAS E ENERGIA) Nessa discussão sobre a questão das energias renováveis, energia sustentável, é um aspecto muito importante, o Brasil tem muito a dizer sobre isso na Rio Mais 20. Temos certeza que o país sairá desta conferência no que diz respeito a nossa matriz energética em uma situação bastante confortável, extremamente favorável 

(REPÓRTER) Durante o debate na Comissão de Meio Ambiente, os senadores elogiaram a liderança ambiental do Brasil no setor energético. No entanto, os senadores do norte lamentaram que a construção de usinas hidrelétricas na região não tragam mais benefícios para a população local, como explicou o senador Jorge Viana, do PT do Acre. 

(JORGE VIANA) As grandes hidrelétricas estão sendo contruídas lá. Agora nós estamos com belo monte. Todo o debate é legítimo sobre as das questões ambientais.Mas de novo a ganho da população em torno da usina é muito pequeno. O prejuízo, as perdas são muito maiores

(REPÓRTER) Os representantes do Ministério de Minas e Energia reconheceram que a construção de hidrelétricas traz problemas para a população local, com casos de alcoolismo e prostituição nos canteiros de obras. Mas, segundo eles, após o início do funcionamento das usinas, as regiões são beneficiadas com mais recursos e oferta de energia.
03/05/2012, 02h04 - ATUALIZADO EM 03/05/2012, 02h04
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00