STF entrega à CPI cópias do inquérito que investiga Cachoeira — Rádio Senado

STF entrega à CPI cópias do inquérito que investiga Cachoeira

LOC: STF JÁ ENTREGOU À CPI MISTA DO CACHOEIRA CÓPIAS DO INQUÉRITO DA POLÍCIA FEDERAL QUE INVESTIGA O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO CONTRAVENTOR. 

LOC: E O PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA RECUSOU CONVITE PARA DETALHAR AS INVESTIGAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Os nove CDs com cópias dos inquéritos da Operação Vegas da Polícia Federal já estão no cofre da CPI Mista do Cachoeira, que vai investigar o esquema de corrupção do contraventor Carlos Ramos. Em despacho encaminhado à CPI, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, relator da ação na Corte, afirmou que os integrantes do Conselho de Ética do Senado e da Corregedoria da Câmara dos Deputados também poderão acessar os documentos no que diz respeito ao envolvimento de parlamentares com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Vital do Rêgo reafirmou o compromisso da CPI de manter sob sigilo os dados da Polícia Federal. 

(Vital do Rêgo) Vou determinar a conferência do material que veio do material que foi vazado, aquilo que está em domínio público daquilo que continua em segredo de justiça. O PRODASEN está estudando mecanismos para evitar que sejamos constrangidos com algum tipo de vazamento. 

(Repórter) Acompanhado do relator, o presidente da CPI Mista convidou o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, para detalhar na CPI os inquéritos. Mas Gurgel recusou o pedido sob o argumento de que as investigações, que começaram em 2009, ainda não foram concluídas. Além disso, explicou que se falar à CPI não poderá apresentar denúncia contra os investigados. Ao afirmar que entende as razões, Vital do Rêgo ressaltou que não está descartada a possibilidade de a Comissão convocar Gurgel. 

(Vital do Rêgo) Obviamente, temos contra-razões a argüir porque a Comissão tem o dever de convocar qualquer cidadão a depor. Mas entendemos que esse é o começo de um processo construtivo de colaboração entre nós e o Ministério Público Federal. 

(Repórter) A CPI Mista não recebeu a documentação da Operação Monte Carlo porque o inquérito ainda não está concluído. Mas a cópia dessa investigação será solicitada à 11ª Vara de Justiça de Goiânia.
02/05/2012, 01h42 - ATUALIZADO EM 02/05/2012, 01h42
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00