Estudantes da rede pública poderão ser isentos de taxa de inscrição no vestibular — Rádio Senado

Estudantes da rede pública poderão ser isentos de taxa de inscrição no vestibular

LOC: FIM DA TAXA DE INSCRIÇÃO NOS VESTIBULARES PARA QUEM ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA. E OS PARTIDOS TERÃO A POSSIBILIDADE DE REALIZAR PRIMÁRIAS PARA A ESCOLHA DE CANDIDATO À PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

LOC: PROJETOS COM ESTES OBJETIVOS FORAM APROVADOS DURANTE A SEMANA NAS COMISSÕES DO SENADO. SAIBA MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE NARA FERREIRA.  

(REPÓRTER) A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o fim da taxa de inscrição para vestibulares nas universidades federais para quem estudou em escola pública, ou estiver inscrito no cadastro único de programas sociais do governo federal. Na Comissão de Assuntos Sociais foi aprovado o piso nacional para o salário dos vigilantes. Os valores mínimos seriam de 800 a mil e cem reais, de acordo com o grau de risco das atividades. Também foi provada isenção de IPI para as impressoras em braille. Na Comissão de Constituição e Justiça, foi aprovado projeto que prevê eleições primárias para que os partidos políticos escolham os candidatos a presidente da república. O autor da proposta, senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, lembrou que o mecanismo permite aos eleitores conhecer as propostas dos pré-candidatos. 

(ALVARO DIAS) Vamos com isto certamente estimular lideranças políticas a participarem do processo de organização, de mobilização popular, de atração para filiados novos. Nós vamos dizer que vale a pena participar da vida partidária no país. 

(REPÓRTER) O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, foi eleito vice-presidente da subcomissão da aviação civil, vinculada à comissão de infraestrutura do senado. Na terça-feira, a subcomissão debateu a redução de impostos sobre a combustível de aviação.Já a Comissão de Ciência e Tecnologia discutiu a exploração das terras raras no Brasil, que abrigam minerais valiosos. O senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, presidente da Comissão, ressaltou que o Brasil necessita de uma cadeia produtiva para o processamento do material, essencial na indústria de alta tecnologia. 

(EDUARDO BRAGA) Avançando nesse setor reforçaremos ainda mais elevando sobremaneira o patamar econômico e produtivo ocupado pelo nosso pais. 

(REPÓRTER) O Brasil já foi o maior produtor deste tipo de minério e perdeu espaço para a China e Estados Unidos.
27/04/2012, 12h55 - ATUALIZADO EM 27/04/2012, 12h55
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00