Delcídio defende adoção de medidas para reduzir juros do cartão de crédito — Rádio Senado

Delcídio defende adoção de medidas para reduzir juros do cartão de crédito

LOC: O GOVERNO PRECISA ADOTAR MEDIDAS PARA A REDUÇÃO DOS JUROS COBRADOS NO PAGAMENTO DE DÍVIDAS PARCELADAS NO CARTÃO DE CRÉDITO. 

LOC: É O QUE PEDE O SENADOR DELCÍDIO DO AMARAL, QUE RESSALTOU QUE OS BANCOS JÁ DERAM INÍCIO À DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DOS EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS EM GERAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(REPÓRTER): Desde o ano passado, o Banco Central está reduzindo a taxa básica de juros. Foram seis quedas consecutivas na tentativa de estimular o crédito e o consumo e gerar empregos. Em conseqüência disso, os bancos públicos repassaram para os clientes uma diminuição de suas taxas, pressionando as instituições privadas a fazerem o mesmo. O senador Delcídio do Amaral do PT de Mato Grosso do Sul ressaltou que houve um aumento do crédito com a redução dos juros. Mas ele cobrou da presidente Dilma Rousseff medidas que façam com que as operadoras de cartão de crédito diminuam suas taxas. O senador argumentou que se um cliente paga apenas parte da fatura, terá dificuldades para quitar a dívida devido aos juros e encargos cobrados nesse tipo de financiamento. Delcídio do Amaral afirmou que ainda não há uma solução proposta para a redução dos juros do cartão de crédito. 

(DELCÍDIO DO AMARAL) Não estudamos ainda a melhor forma de fazer isso. Mas acho absolutamente irreversível que essa queda de juros dos bancos se reflita nos cartões de crédito. Até porque muitos bancos operam com cartão de crédito. É um desdobramento natural da política adotada pelos bancos comerciais na redução da taxa de juros. É simplesmente exorbitante o que se paga de juros no cartão de crédito. 

(REPÓRTER) O senador Delcídio do Amaral cobrou ainda o uso do chamado Cadastro Positivo, que reúne as informações dos bons pagadores, que deveriam ter juros reduzidos. 

(DELCÍDIO DO AMARAL) Exatamente para dar a segurança necessária e baixar a taxa de juros. E aí como a gente faz? A gente tem o cadastro positivo, cria as informações para dar segurança aos bancos e não reflete nada nos juros. Pelo amor de Deus, o mérito do Cadastro Positivo é exatamente você trazer mais confiabilidade ao sistema financeiro e consequentemente, baixar os juros. Espero que isso aconteça com os cartões de crédito também. 

(REPÓRTER) Segundo o Banco Central, os juros cobrados do cartão de crédito são entre 9 e 20% ao mês, além de encargos.
27/04/2012, 01h43 - ATUALIZADO EM 27/04/2012, 01h43
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00