Demóstenes questiona abertura de processo com base em notícias de jornal — Rádio Senado

Demóstenes questiona abertura de processo com base em notícias de jornal

LOC: NA DEFESA PRÉVIA ENTREGUE AO CONSELHO DE ÉTICA, O SENADOR DEMÓSTENES TORRES QUESTIONA A ABERTURA DE PROCESSO COM BASE EM DENÚNCIAS PUBLICADAS PELA IMPRENSA.

LOC: O RELATOR DO PEDIDO DE CASSAÇÃO DO MANDATO QUER APRESENTAR O PARECER NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA APÓS A ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
(Repórter) No documento com mais de 60 páginas, o advogado Antônio Castro argumentou que a abertura de processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres de Goiás deve ser arquivada porque foi fundamentada em notícias de jornal. Ele lembrou que os dois inquéritos da Polícia Federal, que revelam a ligação do parlamentar com o contraventor Carlinhos Cachoeira, correm em segredo de justiça. Também questiona a falta de autorização judicial para Demóstenes ter sido investigado pela PF. O advogado reafirmou a amizade do senador com Cachoeira e explicou o uso de um telefone que deveria ser à prova de grampo dado pelo contraventor. Ainda na defesa, Antônio Castro aponta a manipulação das conversas telefônicas do contraventor com o senador para justificar o arquivamento do processo.
 
(Antônio Castro) Estamos fazendo uma análise jurídica demonstrando que a jurisprudência não determina, não corrobora a abertura de um processo, seja ele qual for, processo ético, administrativo ou criminal baseado tão somente em cópia de reportagem. Mas estamos aproveitando para mostrar que há erros graves nas gravações. 

(Repórter) O senador Humberto Costa do PT de Pernambuco não pretende ouvir o senador Demóstenes antes da entrega do relatório. Ele evitou comentar o pedido do advogado para o arquivamento da representação sustentada em recortes de jornais.
 
(Antônio Costa) Não! Vou pegar a defesa e a representação e vou fazer o relatório com base nessas duas coisas. Vou receber a defesa e avaliar. Vou responder essas coisas no próprio relatório.

(Repórter) O presidente do Conselho de Ética, senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, disse que após a entrega do parecer prévio é que a Comissão vai decidir se Demóstenes enfrentará o processo de cassação.
 
(Antonio Carlos Valadares) Ele já fez a defesa prévia. Cabe ao relator dizer se aceita ou não a defesa prévia. Se não aceitar terá de dizer por que. No parecer prévio, o relator terá de dizer as razões porque recomenda ao Conselho a abertura do processo disciplinar. 

(Repórter) O senador Demóstenes Torres vai prestar depoimento no Conselho de Ética no momento em que os integrantes da Comissão determinarem.
25/04/2012, 09h07 - ATUALIZADO EM 25/04/2012, 09h07
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00