Comissão debate segurança do trabalho em audiência — Rádio Senado

Comissão debate segurança do trabalho em audiência

LOC: MAIS DE 700 MIL BRASILEIROS SOFREM ACIDENTES DE TRABALHO POR ANO. DESTE TOTAL, QUASE TRÊS MIL MORREM. OS DADOS CONSIDERADOS ALARMANTES POR AUTORIDADES E ESPECIALISTAS FORAM DISCUTIDOS PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. 

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA SEGUNDA-FEIRA LEMBROU “O DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO”, CELEBRADO EM 28 DE ABRIL. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 270 milhões de pessoas sofrem acidentes de trabalho por ano. Deste total, cento e sessenta milhões de pessoas têm doenças profissionais e aproximadamente 5 mil morrem por dia. O Anuário Estatístico da Previdência Social aponta que 700 mil brasileiros são vítimas por ano de acidentes de trabalho, principalmente choques, quedas e soterramento. E quase quatro mil brasileiros morrem anualmente durante a jornada de trabalho. Especialistas e autoridades discutiram o assunto na Comissão de Direitos Humanos do Senado e consideraram os dados preocupantes em nosso país. O representante do Fórum Sindical dos trabalhadores, José Augusto Filho, explicou que o número ainda pode ser maior. 

(José) Este número pode ser duas vezes, três vezes mais, porque a mão de obra, a informalidade no Brasil cresceu demais. É muito grande este pessoal totalmente sem proteção sem notificar 

(Cardim) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lamentou que o Brasil ocupe a quarta posição no ranking mundial de vítimas fatais no trabalho. 

(Paim) Além das perdas irreparáveis de vida, com a saúde os gastos ultrapassam 70 bilhões de reais por ano. 

(Cardim) Para reverter este quadro, os convidados cobraram a contratação de mais auditores-fiscais do trabalho e campanhas e ações dos sindicatos, das empresas e do governo para prevenir acidentes e garantir melhores condições de saúde e de trabalho. 28 de abril foi escolhido para marcar o Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho porque nesta data, em 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores.
23/04/2012, 01h42 - ATUALIZADO EM 23/04/2012, 01h42
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00