Conselho deve formalizar ao STF pedido de acesso ao processo de Demóstenes — Rádio Senado

Conselho deve formalizar ao STF pedido de acesso ao processo de Demóstenes

LOC: CONSELHO DE ÉTICA DO SENADO SE REÚNE NESTA QUINTA-FEIRA E DEVE FORMALIZAR PEDIDO AO STF PARA TER ACESSO ÀS GRAVAÇÕES QUE ENVOLVEM CARLINHOS CACHOEIRA COM DEMÓSTENES TORRES. 

LOC: O OBJETIVO É CONHECER O INTEIRO TEOR DAS INVESTIGAÇÕES. AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SÉRGIO VIEIRA. 

TÉC: A informação foi confirmada pelo relator do caso no Conselho de Ética da Casa, senador Humberto Costa do PT de Pernambuco, que está otimista após ter se encontrado com o ministro Ricardo Lewandowsky, que é o relator da ação que investiga as relações de Carlinhos Cachoeira com parlamentares e agentes públicos. Humberto Costa acredita que o acesso às gravações será fundamental para o trabalho no Senado. 

(HUMBERTO COSTA): O resultado das auscultas telefônicas, que na verdade são de conhecimento público, mas formalmente não podem ser de conhecimento do Senado. Então coisas assim que nós precisamos e que se nós tivermos vai nos facilitar bastante a elaboração de um Relatório bem fundamentado. 

(REP): E com a transferência de Carlinhos Cachoeira para um presídio em Brasília, Humberto Costa não descarta agora trazer o contraventor para prestar depoimento no Conselho de Ética.

(HUMBERTO COSTA): Se for preciso um depoimento do próprio contraventor, não haverá problema também em se fazer. Se para uma decisão final quanto à quebra ou não do decoro parlamentar for preciso trazer testemunhas, entre elas o próprio Cachoeira, não haverá dificuldade de se fazer esta convocação. 

(REP): O senador confirmou também que o depoimento de defesa de Demóstenes Torres está marcado para a quarta-feira da semana que vem. 

(HUMBERTO COSTA): É o último prazo, né? Tudo indica que o senador deve utilizar o prazo total e segundo ele inclusive fazer uma defesa oral no Conselho de Ética. 

(REP): O senador Humberto Costa disse ainda que seu relatório preliminar será apresentado no Conselho de Ética no dia 8 de maio.
18/04/2012, 12h56 - ATUALIZADO EM 18/04/2012, 12h56
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00