Subcomissão debate demissões de servidores do BB ocorridas em 1995 — Rádio Senado

Subcomissão debate demissões de servidores do BB ocorridas em 1995

LOC: A SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ASSUNTOS SOCIAIS EM DEFESA DO EMPREGO E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DEBATEU NESTA TERÇA-FEIRA O PROCESSO DE DEMISSÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL OCORRIDO EM 1995. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM TRATARAM DA DEMISSÃO DA SITUAÇÃO DOS EX-SOLDADOS ESPECIALIZADOS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA. A IDEIA É CONSEGUIR A REINTEGRAÇÃO DESTES PROFISSIONAIS AO BB E À FAB. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES.  

TÉC: Para o Presidente da Associação Nacional dos Demitidos do Banco do Brasil, Marcelo Dantas, o processo de demissão da Instituição em 95 foi feito de forma arbitrária, atribulada e pegou todos de surpresa. O advogado da associação, José Alves de Gois também criticou o Plano. Segundo ele, os funcionários do banco se sentiram ameaçados já que havia a intenção de dispensar 15 mil pessoas e a todo o momento eram divulgadas informações de que, se esse número não fosse alcançado, a instituição tomaria outras medidas. Além disso, durante o processo, várias agências foram fechadas e os servidores transferidos para outras cidades. Já a situação dos ex-soldados especializados da Força Aérea Brasileira é diferente. Segundo o Presidente da Associação da Categoria, Marcelo Lopes Costa, essas pessoas prestaram concurso em 1994 e foram dispensados seis anos depois sob a alegação de que eram reservistas. Ele lembrou que uma das exigências do Edital do concurso era justamente a de que os candidatos estivessem em dia com as obrigações militares. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, autor do requerimento para a audiência e presidente da Subcomissão, lembrou que a intenção é dar visibilidade ao problema para que ele possa ser resolvido. 

(Paulo Paim): A intenção da audiência pública é da visibilidade à questão... Para que o povo brasileiro saiba da luta dos ex-funcionários do BB como também a busca da reintegração dos ex-soldados da Força Aérea Brasileira. 

(REPÓRTER): O senador lembrou ainda que tudo que foi dito durante a audiência será enviado ao Banco do Brasil e à Força Aérea Brasileira. Paim ressaltou ainda que alguns projetos que tratam da reintegração dos ex funcionários do BB e da FAB estão aguardando deliberação do Congresso Nacional.
17/04/2012, 12h58 - ATUALIZADO EM 17/04/2012, 12h58
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00