Conselho de Ética pedirá ao Supremo acesso a inquérito de Caso Cachoeira — Rádio Senado

Conselho de Ética pedirá ao Supremo acesso a inquérito de Caso Cachoeira

LOC: INTEGRANTES DO CONSELHO DE ÉTICA VÃO PEDIR A MINISTRO DO SUPREMO ACESSO AO INQUÉRITO QUE INVESTIGA LIGAÇÃO DO CONTRAVENTOR CARLINHOS CACHOEIRA COM AUTORIDADES.  

LOC: O RELATOR DO PROCESSO CONTRA O SENADOR DEMÓSTENES TORRES ESPERA CONHECER O TEOR DAS INVESTIGAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL.  

TÉC: O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski recebe nesta terça-feira representantes do Conselho de Ética e da Corregedoria do Senado para tratar do processo contra o senador Demóstenes Torres, de Goiás. O parlamentar será investigado pelo suposto envolvimento com o empresário Carlinhos Ramos, preso por chefiar a máfia dos jogos ilegais no estado de Goiás. O relator, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, acredita que o Supremo atenderá ao apelo do Conselho de Ética para que ele possa conhecer o teor das conversas grampeadas pela Polícia Federal. 

(Humberto) Diretamente procurar o relator do processo no STF para pedir o acesso aos documentos sigilosos que compõem esse processo. Creio que sendo uma solicitação do Conselho de Ética, não creio que o Supremo deixará de nos enviar esse material. 

REP: O presidente do Conselho de Ética, senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, disse que vai se comprometer com o ministro do Supremo a não divulgar os dados sigilosos. 

(Valadares) Toda e qualquer informação que seja disponibilizada pelo Supremo através do relator, ministro Ricardo Lewandwsk, terá um tratamento especial recomendado pela legislação e pelo próprio ministro, qual seja? De manter o sigilo. Mas os senador ES terão informação precisa. 

REP: Mas recentemente, o ministro Ricardo Lewandowsk, que é o relator do processo no Supremo, negou o pedido da Corregedoria do Senado para liberar acesso ao inquérito sob o argumento de que o processo corre em segredo de justiça. O senador Demóstenes Torres deverá apresentar sua defesa por escrito ao Conselho de Ética na próxima semana.
17/04/2012, 01h33 - ATUALIZADO EM 17/04/2012, 01h33
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00