Comissão debate a pressão do entorno do DF no sistema de saúde de Brasília — Rádio Senado

Comissão debate a pressão do entorno do DF no sistema de saúde de Brasília

LOC: A SAÚDE NO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL E AS CONSEQUÊNCIAS NO ATENDIMENTO EM BRASÍLIA FORAM TEMA DE DEBATE NESTA SEGUNDA-FEIRA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO. O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO ACOMPANHOU E TEM OS DETALHES. 

TÉC: Para evitar que o Entorno do Distrito Federal pressione os hospitais de Brasília, é preciso fortalecer as ações de prevenção e promoção da saúde, além do atendimento ambulatorial e de pequena e média complexidade em cada município. Foi o que disse o representante da Secretaria de Saúde de Goiás, Halim Antônio Girade, que explicou que a maior parte dos atendimentos de urgência e emergência, além dos partos, é encaminhada para o DF. 

(Halim Antônio Girade) O Entorno precisa muito de Brasília. E Brasília não existiria sem o Entorno. Imaginem vocês se Brasília deixar de atender às necessidades médicas do Entorno, o caos que seria. Imaginem se os 600 mil trabalhadores que vão do Entorno pra Brasília todo dia deixassem de vir pra Brasília. 

(Repórter) O especialista em saúde Márcio Florentino, da Universidade de Brasília, mostrou que as ações conjuntas tendem a se intensificar com a adoção do Coap, contrato organizativo da ação pública da saúde. 

(Márcio Florentino) Eu acho que as saídas estão sendo construídas, esse colegiado de gestão foi constituído desde 2004, e agora com o Coap a conversa não vai poder mais ser empurrada de um gestor pro outro. Ou seja, os gestores vão assumir termos de compromisso, os conselhos de saúde vão acompanhar esse termos de compromisso e há uma responsabilidade pública que vai ser cobrada. 

(Repórter) O secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, confirmou as discussões para um trabalho conjunto na região do Entorno. Mas pediu ajuda federal para coordenar as ações. 

(Rafael Barbosa) Muitas ações estão em andamento, agora é necessário sim que o Ministério da Saúde de uma vez por todas esteja à frente desse debate porque do ponto de vista teórico o desenho que já foi feito tanto pelo Distrito Federal quanto pelo estado de Goiás carece agora é de uma ação de execução. 

(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, que pediu a audiência pública, destacou a situação social precária porque passam muitas cidades do Entorno, que não tem sequer saneamento básico adequado. 

(Rollemberg) O governo está pra lançar, estamos aguardando com ansiedade o anúncio do PAC do Entorno. E se apenas 17% dos municípios têm saneamento básico, as consequências que isso traz para saúde das pessoas e os gastos que isso gera posteriormente no atendimento da saúde, me parece que nós devemos atacar prioritariamente, nos investimentos em infraestrutura, a questão do saneamento básico. 

(Repórter) O Entorno é formado pelas 31 regiões administrativas do DF, por 3 cidades mineiras e 19 municípios goianos.
16/04/2012, 02h00 - ATUALIZADO EM 16/04/2012, 02h00
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00