Senadores debatem validação de diplomas de universidades estrangeiras — Rádio Senado

Senadores debatem validação de diplomas de universidades estrangeiras

LOC: AS COMISSÕES DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE EDUCAÇÃO DEBATERAM NESTA QUINTA-FEIRA PROJETO QUE TRATA DO RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS.  

LOC: SEGUNDO A PROPOSTA, DIPLOMAS CONCEDIDOS A ESTUDANTES BRASILEIROS POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS DE RECONHECIDA EXCELÊNCIA ACADÊMICA PODERÃO TER REVALIDAÇÃO AUTOMÁTICA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:

TEC: O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e prevê que diplomas de universidades estrangeiras poderão ser reconhecidos de forma automática pelo MEC, desde que o curso tenha excelência acadêmica. Segundo o projeto, a lista de cursos e instituições deverá ser divulgada periodicamente. Hoje, diplomas obtidos no exterior só são aceitos no Brasil depois de revalidados por universidades públicas que ofereçam cursos na mesma área de conhecimento e com qualificação comprovada. O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Lins, destacou que em muitas áreas de estudo a demanda é muito maior do que a oferta de vagas nas instituições brasileiras. 

(AMARO) é o caso da medicina, por isso foi criado um novo instrumento que revalida, que é muito novo, mas precisa passar por um aperfeiçoamento para atender a esse novo momento....precisamos evoluir e esse projeto tem essa importância de trazer para o debate o tema tão relevante para a situação do Brasil hoje. 

(REPÓRTER) A Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade de Goiás, Divina Cardoso, disse que há preocupação com brasileiros que recebem títulos no exterior mas sem a formação necessária. 

(DIVINA) a grande maioria dos diplomas que chegam para ser reconhecidos provem não das grandes instituições que são de excelencia mundial, mas provem de instituições muitas vezes completamente desconhecidas...e ai eu digo, aqueles diplomas, pouquíssimos, que nos chegam das instituições consideradas de excelencia mundialmente não são reprovados 

(REPÓRTER)  O Senador Requião, autor do projeto, lembrou que países como a China viabilizaram seu avanço tecnológico enviando milhares de alunos para estudar nas melhores universidades do mundo. 

(REQUIÃO): não vamos complicar isso com a visão corporativa das universidades públicas brasileiras. a meu ver tem que ficar na mão do ministério da educação e a classificação dessas universidades ser uma coisa muito seria, e a classificação dos cursos que serão automatizados. 

(REPÓRTER)  O relator do projeto é o Senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, que pediu a audiência pública.
12/04/2012, 01h29 - ATUALIZADO EM 12/04/2012, 01h29
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00