Parlamentares começam a assinar requerimento de criação da CPI do Cachoeira — Rádio Senado

Parlamentares começam a assinar requerimento de criação da CPI do Cachoeira

LOC: SENADORES E DEPUTADOS COMEÇAM A ASSINAR REQUERIMENTO PARA A CRIAÇÃO DA CPI DO CACHOEIRA.


LOC: O TEXTO QUE estabelece O ALCANCE DA CPI FOI DEFINIDO NESTA QUINTA-FEIRA, MAS JÁ SOFRE CRÍTICAS EM PLENÁRIO, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(Repórter) O senador Randolfe Rodrigues, do PSOl do Amapá, criticou o texto do requerimento da CPI, que é o que define o alcance das investigações. Randolfe lembra que, na reunião de terça-feira, líderes partidários do Senado destacaram três pontos vitais da investigação: 

(Randolfe Rodrigues) Primeiro, decorrências das Operações Monte Carlo e Vegas; segundo: envolvimento de agentes públicos; e, terceiro: envolvimento de agentes privados. 

(Repórter) Mas o senador pelo Psol do Amapá criticou o texto do requerimento por indicar apuração sobre a forma como se deram as escutas telefônicas que motivaram o escândalo. Para Randolfe Rodrigues, não é isso que se espera da CPI: 

(Randolfe Rodrigues) O que o Brasil, o que a sociedade quer saber dessa CPI é: qual a rede criminosa do senhor Carlos Cachoeira, qual o envolvimento de agentes privados com esse senhor, qual o envolvimento de agentes públicos, seja do Senado Federal, seja da Câmara, seja do executivo, tanto do governo federal, como do governo do estado de qualquer um dos estados da Federação. 

(Repórter) Os representantes dos partidos se defenderam, justificando que o texto do requerimento foi fruto de acordo entre lideranças na Câmara e no Senado. E o líder do PSDB, senador Álvaro Dias, fez um apelo em plenário: que haja respeito à divisão de tarefas na CPI entre aliados e oposição: 

(Alvaro Dias) Quando alijamos a minoria de forma direta ou indireta estamos comprometendo os objetivos desse instituto, e precisamos reconhecer e destacar: esse instituto da comissão parlamentar de inquérito perdeu credibilidade nos últimos anos, e só podemos reabilitá-lo se tivermos maturidade política de separar interesses partidários do interesse público. 

(Repórter) Pelo requerimento, a CPI terá 180 dias para apresentar suas conclusões e será formada por 15 senadores e quinze deputados. Para que a CPI seja instalada, é preciso que 27 senadores e 171 deputados assinem o requerimento.
12/04/2012, 07h14 - ATUALIZADO EM 12/04/2012, 07h14
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00