Maioria dos brasileiros quer proibição de bebidas alcoólicas nos jogos da Copa — Rádio Senado

Maioria dos brasileiros quer proibição de bebidas alcoólicas nos jogos da Copa

LOC: A MAIORIA DOS BRASILEIROS CONCORDA COM A PROIBIÇÃO DA VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NOS JOGOS DA COPA DO MUNDO DE 2014, E TAMBÉM DEFENDE A MEIA ENTRADA PARA IDOSOS E ESTUDANTES. 

LOC: É O QUE APONTA ESTUDO DIVULGADO NESTA SEMANA PELO DATASENADO, O INSTITUTO DE PESQUISA DO SENADO FEDERAL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(REPÓRTER) O levantamento ouviu mil, duzentas e quarenta e duas pessoas em 119 municípios, incluindo todas as capitais. Segundo o chefe do DataSenado, Valter Rocha da Silva Junior, a pesquisa foi feita entre os dias 19 e 28 de março, quando o projeto da Lei Geral da Copa ainda estava em análise na Câmara dos Deputados.

(VALTER ROCHA) Ela foi realizada nos últimos dez dias de março para que assim que o projeto chegasse aqui a gente já tivesse a opinião para levar para os senadores, para que eles pudessem na hora de votar considerar essa opinião da população.

(REPÓRTER) 80% dos entrevistados disseram ser contra a comercialização de bebidas alcoólicas durante os jogos da Copa do Mundo no Brasil, respeitando a proibição já vigente no Estatuto do Torcedor. Com relação à meia entrada para as partidas, 92% são favoráveis a que os idosos tenham esse benefício, enquanto 83% acham que a meia entrada deve valer também para os estudantes. A relatora do projeto de Lei Geral da Copa, senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, disse que os resultados da pesquisa devem ser considerados. 

(ANA AMÉLIA) Embora ela seja uma fatia da sociedade que tenha sido consultada, ela dá um indicativo muito claro de que o brasileiro quer respeitar as leis. Então é nessa medida que eu penso que nós vamos tentar abrir um espaço, uma brecha para negociação, embora reconheça que, como se trata de um contrato internacional, a margem de manobra que temos aqui é muito pequena, eu lamento muito isso, porque nós temos que tentar melhorar no que for possível esse projeto.

(REPÓRTER) E nesta quarta-feira a Subcomissão Temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 aprovou o plano de trabalho para este ano. Além de audiências públicas com especialistas e autoridades, a senadora Lídice da Mata, do PSB baiano, presidente do colegiado, sugeriu reuniões com os deputados que trabalharam na análise da Lei Geral da Copa na Câmara. 

(LÍDICE DA MATA) Para que nós pudéssemos aprofundar o nível de dificuldade ocorrido na aprovação da Copa e os principais pontos que a Câmara considerou como necessários que sejam mantidos nessa discussão no Senado Federal.

(REPÓRTER) A Subcomissão Temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 atua vinculada à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.
11/04/2012, 07h35 - ATUALIZADO EM 11/04/2012, 07h35
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00