Senado comemora 40 anos de criação da Associação dos Juízes Federais — Rádio Senado

Senado comemora 40 anos de criação da Associação dos Juízes Federais

LOC: O SENADO COMEMOROU NESTA SEGUNDA-FEIRA OS QUARENTA ANOS DE CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES FEDERAIS DO BRASIL, A AJUFE.
 
LOC: O FUTURO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, MINISTRO CARLOS AYRES BRITO TAMBÉM PARTICIPOU DA HOMENAGEM. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES.
 
(Repórter) A AJUFE é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne magistrados da justiça federal. O presidente da sessão solene e autor do requerimento para a homenagem, senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná lembrou que a AJUFE foi a primeira entidade do País a apresentar projetos de lei à então recém criada Comissão de Participação Legislativa da Câmara dos Deputados. O senador ressaltou alguns projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela Associação, como a expedição da cidadania, cujo objetivo é levar justiça gratuita e serviços a populações residentes em locais de difícil acesso. O projeto começou em 2009 e já atendeu mais de seis mil pessoas. Álvaro Dias falou também sobre outra iniciativa da Associação, a Cartilha de Direito Previdenciário.
 
(Alvaro Dias) Com 47 páginas a cartilha tem como objetivo esclarecer dúvidas de aposentados e pensionistas sobre os benefícios pagos pela previdência social por meio de uma linguagem simples e objetiva.
 
(Repórter) O presidente da AJUFE, Gabriel Wedy lembrou que no início, a Associação tinha como objetivo aproximar os juízes federais mas hoje defende com vigor as causas sociais do povo brasileiro. Atualmente, segundo ele, a AJUFE é formada por dois mil e cem magistrados. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Brito, que deve assumir no próximo dia 19 a presidência da Corte disse que na Justiça só há um caminho: cumprir a Constituição Brasileira.
 
(Ayres Brito) Na companhia da Constituição não devemos perguntar aonde vamos chegar. Chegaremos a um bom caminho, a um bom destino, àquele Brasil dos nossos mais dourados sonhos, um Brasil progressista, transparente, socialmente justo, sem preconceitos, mentalmente arejado e espiritualmente evoluído.
 
(Repórter) A senadora Ana Amélia que também participou da sessão especial em homenagem aos quarenta anos da AJUFE pediu ao ministro Carlos Ayres Brito que dê agilidade ao julgamento dos aposentados da Varig/Aerus.
09/04/2012, 01h58 - ATUALIZADO EM 09/04/2012, 01h58
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00