Comissão vai debater novas fontes de financiamento para a Saúde — Rádio Senado

Comissão vai debater novas fontes de financiamento para a Saúde

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO CRIOU UMA COMISSÃO PARA DEBATER NOVAS FONTES DE FINANCIAMENTO PARA O SISTEMA DE SAÚDE.

LOC: O GRUPO, FORMADO POR CINCO SENADORES, TERÁ 90 DIAS PARA APRESENTAR AS CONCLUSÕES. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:

(REPÓRTER) O pedido de criação da comissão foi feito pelo senador e médico Humberto Costa, do PT de Pernambuco. Ele afirmou que a falta de recursos é hoje um dos maiores problemas do Sistema Único de Saúde brasileiro. O desafio da comissão de cinco senadores será propor fontes de financiamento para o setor. E para isso, vai ouvir especialistas, como explicou Humberto Costa:

(HUMBERTO COSTA) Discutir com os profissionais de saúde, gestores, usuários, especialistas, senadores, segmentos da sociedade civil novas formas de financiamento para o SUS. 

(REPÓRTER) O senador Humberto Costa já tem algumas sugestões que poderiam aumentar os recursos disponíveis para a área de saúde:

(HUMBERTO COSTA) Devemos retomar agora o debate em torno da criação de uma contribuição especial sobre grandes fortunas, por exemplo. Assim como defendo que possamos abrir o debate em torno de outros pontos, como a criação de uma taxação maior para cigarros e bebidas alcoólicas ou redefinir os critérios de distribuição do Seguro Obrigatório de Trânsito, o DPVAT. 

(REPÓRTER) Outra proposta que será discutida pela comissão de cinco senadores é a que impede o governo de cortar recursos do orçamento destinados à saúde, como acontece todos os anos no chamado "contingenciamento". A comissão deve ser instalada nos próximos dias e concluir os trabalhos até o meio do ano.
02/04/2012, 03h07 - ATUALIZADO EM 02/04/2012, 03h07
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00