Tablets modernizam os trabalhos do Senado e vão gerar economia, diz Lucena — Rádio Senado

Tablets modernizam os trabalhos do Senado e vão gerar economia, diz Lucena

LOC: A ADOÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÓVEIS DE INFORMÁTICA PELO SENADO FEDERAL, CONHECIDOS COMO TABLETS, VAI GERAR ECONOMIA DE PAPEL E DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS. 

LOC: A INFORMAÇÃO É DO PRIMEIRO SECRETÁRIO DO SENADO, CICERO LUCENA, DURANTE A REUNIÃO DA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O equipamento portátil vai ser usado para consultar a pauta completa das Comissões e da Ordem do Dia e o acompanhamento em tempo real de todas as reuniões que acontecem na Casa. O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba e primeiro-secretário da Mesa Diretora do Senado, explicou que a aquisição dos tablets vai gerar economia no uso de papel e também vai aumentar a participação do Senado no desenvolvimento de novos recursos tecnológicos para facilitar o acesso da sociedade às atividades parlamentares. 

(Cícero Lucena) A economia da escala e a mobilidade que vai nos proporcionar. Porque a ferramenta que hoje está sendo entregue, o processo que estamos iniciando, vai nos permitir, por exemplo, ao próprio Senado,(...) a cobrança de avanços tecnológicos

(Repórter) Cícero Lucena lembrou que o Senado Federal sempre esteve à frente dos avanços tecnológicos, como por exemplo a criação do PRODASEN, o serviço de informática da casa, há quarenta anos e o desenvolvimento de programas voltados para a transparência, como o Siga - Brasil. O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, frisou a importância de divulgar a iniciativa. 

(Eduardo Braga) Muitas vezes criticar o parlamento é moda neste país, mas reconhecer quando o parlamento toma uma atitude correta, eficiente e de baixo custo é dever de todos aqueles que querem ver o Brasil se transformando e se preparando de forma correta para o futuro. 

(Repórter) A distribuição dos tablets é parte do processo liderado pela Secretaria Geral da Mesa para a modernização do Processo Legislativo. Participaram da cerimônia a Diretora Geral do Senado Dóris Peixoto, a Secretária Geral da Mesa, Claudia Lyra, e o diretor do PRODASEN Afrânio Moreira. Segundo informações da Diretoria Geral do Senado, com a economia de papel e de impressão das pautas das comissões e ordem do dia, o valor de um milhão e oitocentos mil reais investido na compra dos tablets será recuperado no prazo de oito meses.
28/03/2012, 01h51 - ATUALIZADO EM 28/03/2012, 01h51
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00