Romero Jucá é confirmado relator-geral do Orçamento de 2013 — Rádio Senado

Romero Jucá é confirmado relator-geral do Orçamento de 2013

LOC: O SENADOR ROMERO JUCÁ, DO PMDB DE RORAIMA, FOI CONFIRMADO, NESTA TERÇA-FEIRA, RELATOR-GERAL DO ORÇAMENTO DE 2013. 

LOC: TAMBÉM TOMARAM POSSE OS NOVOS INTEGRANTES DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO E FORAM ELEITOS O PRESIDENTE E OS VICE-PRESIDENTES DO COLEGIADO. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI: 

(REPÓRTER) O deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, foi eleito presidente da Comissão Mista de Orçamento para o ano de 2012. Ele vai conduzir a votação de propostas importantes para o país, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento da União para o ano que vem. Ao tomar posse, Paulo Pimenta defendeu o debate sobre o orçamento impositivo.

(PAULO PIMENTA) Nós vamos avançar nesse debate este ano. O tema será objeto de discussão na comissão, de debate com os demais Poderes e tudo o mais que a gente puder avançar nessa direção, eu creio que é do interesse de todos, do interesse do país, que isso possa acontecer.

(REPÓRTER) O governo federal não é obrigado a executar o orçamento aprovado pelo Congresso Nacional, situação que incomoda os parlamentares. É o caso do senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, escolhido para o cargo de vice-presidente da Comissão Mista de Orçamento.

(CÁSSIO CUNHA LIMA) Hoje o orçamento é de certa forma uma mera obra de ficção, ele estabelece alguns parâmetros, mas o Poder Executivo tem amplos, eu diria quase que absolutos, poderes para modificar esse orçamento.

(REPÓRTER) O deputado Reinaldo Azambuja, do PSDB de Mato Grosso do Sul, e o senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, foram eleitos respectivamente segundo e terceiro vice-presidentes. O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, que teve o nome conformado para o cargo de relator-geral da lei orçamentária de 2013, defendeu um amplo debate sobre os gastos do governo e prioridade para o desenvolvimento regional.

(ROMERO JUCÁ) Nós vamos ter audiências públicas em alguns estados, vamos debater muito esse orçamento e tentar fazer com que o desenvolvimento regional possa ser um das peças importantes desse relatório. Nós temos que enfrentar as desigualdades regionais e prevalecer as regiões mais pobres do Brasil.

(REPÓRTER) Uma norma do Congresso Nacional determina a mudança anual na composição da Comissão Mista de Orçamento e impede que um parlamentar faça parte do colegiado por dois anos seguidos.
27/03/2012, 06h03 - ATUALIZADO EM 27/03/2012, 06h03
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00