Oceanógrafa pede criação de Frente Parlamentar em Defesa dos Oceanos — Rádio Senado

Oceanógrafa pede criação de Frente Parlamentar em Defesa dos Oceanos

LOC: EM VISITA AO PRESIDENTE DO SENADO, ESPECIALISTA PEDE A CRIAÇÃO DE UMA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS OCEANOS. 

LOC: SEGUNDO ELA, O BRASIL PROTEGE MENOS DE 2% DE SUA COSTA LITORÂNEA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN:

(REPÓRTER) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, recebeu a visita da pesquisadora do National Geographic Society, Sylvia Earle. A oceanógrafa pediu que o Brasil adote políticas de proteção aos mares. Ela citou que há espécies de peixes, animais e plantas marinhas com apenas 10% do total que já existiu nas últimas décadas em todo o mundo. A pesquisadora solicitou ao presidente do Senado que crie uma Frente Parlamentar em Defesa dos Oceanos. Sylvia Earle citou que apesar de 44% do território brasileiro ser formado por água, o país só protege 1,6% de faixa litorânea, enquanto a Austrália e o Reino Unido decretaram 1 milhão de quilômetros quadrados de mar como área de preservação.  

(SYLVIA EARLE) Se pensarmos no oceano como o coração azul do planeta, temos que nos perguntar o quanto do coração queremos preservar. Temos que pensar diferente e termos a consciência de que o oceano nos mantém vivos e temos que mantê-lo vivo.

(REPÓRTER) José Sarney acredita que a presença da pesquisadora no Brasil vai chamar a atenção para a necessidade de políticas de preservação do oceano no país. 

(JOSÉ SARNEY) A presença dela vai sensibilizar muito o Brasil, principalmente na área parlamentar. No sentido de preservar mais os nossos mares com áreas destinadas à conservação, o que temos pouco no Brasil. 

(REPÓRTER) A pesquisadora, que tem mais de 50 anos de estudos na área, destacou que alguns países querem definir um percentual de preservação dos oceanos. Segundo ela, está em discussão uma meta de 20% a ser cumprida até 2020.
26/03/2012, 05h13 - ATUALIZADO EM 26/03/2012, 05h13
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00