Congresso Nacional homenageia os 90 anos de fundação do PC do B — Rádio Senado

Congresso Nacional homenageia os 90 anos de fundação do PC do B

LOC: O CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEOU NESTA SEGUNDA-FEIRA OS NOVENTA ANOS DE FUNDAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL, O PARTIDO MAIS ANTIGO EM FUNCIONAMENTO NO BRASIL.

LOC: O REQUERIMENTO PARA A HOMENAGEM FOI ASSINADO POR TODOS OS LÍDERES DE PARTIDOS REPRESENTADOS NO CONGRESSO. A REPORTAGEM É DE MARCUS OLIVEIRA.

(REPÓRTER) O Partido Comunista do Brasil o PC do B, nasceu em 25 de março em Niterói, no Rio de Janeiro com o nome de Partido Comunista. Participaram do Congresso de Fundação barbeiros, jornalistas, eletricistas, alfaiates, sapateiros e outros representantes dos trabalhadores urbanos. Em 1962, após um período de divisão, foi reorganizado em São Paulo, dessa vez já sob a sigla PC do B. O senador Inácio Arruda, PC do B do Ceará, relembrou a importância do partido na constituinte de 46 e quando lançou seu candidato a presidente da República.

(INÁCIO ARRUDA) Em 1946 com 200 mil filiados lançou Yedo Fiúza a candidato a Presidente da República, que teve quase 570 mil votos. A bancada comunista teve atuação destacada na constituinte, posicionou contra o presidencialismo e se posicionou a favor de um sistema misto, com parlamento forte, defendeu o direito de greve e a livre organização dos trabalhadores o estado laico e direito a culto religioso.

(REPÓRTER) Ao longo de sua trajetória, o partido atuou por longos períodos na clandestinidade, o que não o impediu de exercer grande influência sobre organizações estudantis, como a União Nacional dos Estudantes e a União da Juventude Socialista. Com o fim da ditadura militar, alcançou definitivamente a legalidade. O Presidente do Senado Federal, José Sarney, do PMDB do Amapá, lembrou de amigos comunistas e da história do partido.

(JOSÉ SARNEY) Sempre tive entre meus maiores amigos ,muitos comunistas militantes isso por que como já disse identifico uma idéia generosa da igualdade entre os homens que nos aproxima de justiça social, e essa idéia tem a capacidade de abrir os corações, rompendo os interesses pessoais para prevalecer o interesse da humanidade.A historia do Partido Comunista do Brasil é longa, rica de valores, sacrifícios e heroísmo.

(REPÓRTER) O Partido Comunista do Brasil tem dois senadores na sua bancada federal, Inácio Arruda do Ceara e Vanessa Graziottin do Amazonas; e 14 deputados. Em todo País são mais de 200 mil filiados.
26/03/2012, 07h57 - ATUALIZADO EM 26/03/2012, 07h57
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00