Líderes partidários discutirão projetos da Reforma Política — Rádio Senado

Líderes partidários discutirão projetos da Reforma Política

LOC: LÍDERES PARTIDÁRIOS SE REÚNEM NESTA TERÇA-FEIRA PARA DISCUTIR VOTAÇÃO DE PROJETOS DA REFORMA POLÍTICA.

LOC: MAS A PAUTA DO PLENÁRIO ESTÁ TRANCADA COM A MEDIDA PROVISÓRIA QUE PREVÊ BENEFÍCIOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(REPÓRTER) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, convocou os líderes partidários para definir a votação de dois projetos de lei e de três Propostas de Emenda à Constituição que propõem mudanças nos sistemas político e eleitoral. A primeira delas reduz de dois para um o número de suplentes de senador e ainda impede que o candidato inscreva algum familiar para ocupar o mandato em caso de licença ou vacância. A segunda muda a data da posse do presidente da República do dia primeiro para o dia 15 de janeiro e a de prefeitos e governadores para o dia 10. A última prevê um referendo para que a população possa se manifestar sobre a Reforma Política. Já os projetos tratam do financiamento público de campanha e da fidelidade partidária. O líder do governo, senador Eduardo Braga do PMDB do Amazonas, afirmou que além da Reforma Política estão na pauta a medida provisória que prevê financiamento para pessoas com deficiência comprarem equipamentos de última geração e o projeto que cria a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais. Segundo Eduardo Braga, as votações serão definidas pelos líderes partidários. 

(EDUARDO BRAGA) Temos uma pauta obrigatória. Mas vamos ter na reunião dos líderes uma conversa com o presidente Sarney para acertar a questão da Reforma Política e outros itens que estejam prontos para irem à votação. 

(REPÓRTER) O líder do PSDB, senador Alvaro Dias, do Paraná, declarou que não há divergências da oposição quanto à pauta sugerida pelo líder do governo.

(ALVARO DIAS) Essa pauta já está posta. A Medida Provisória está aguardando na fila a votação. As medidas referentes à Reforma Política da mesma forma. As Emendas Constitucionais já estão pautadas. Não há nenhum obstáculo da oposição em relação a essas matérias.

(REPÓRTER) Álvaro Dias afirmou que a oposição vai defender no Plenário apoio à CPI da Saúde para investigar as denúncias de que empresários ofereciam propina para dirigentes do hospital da Universidade Federal do Rio de Janeiro para fechar contratos. Já o líder do Democratas, senador Demóstenes Torres de Goiás, deve anunciar em Plenário a apresentação de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a nomeação interina de diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres feita pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
23/03/2012, 04h54 - ATUALIZADO EM 23/03/2012, 04h54
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00