Qualidade da internet deve ser medida e fiscalizada, defendem senadores — Rádio Senado

Qualidade da internet deve ser medida e fiscalizada, defendem senadores

LOC: A INTERNET BRASILEIRA ESTÁ CONGESTIONADA. E A QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS DEVE SER MEDIDA E FISCALIZADA, DEFENDEM SENADORES. 

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO DEBATEU NESTA QUINTA-FEIRA A FISCALIZAÇÃO DA BANDA LARGA. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Em outubro de 2011, a Agência Nacional de Telecomunicações determinou que o acesso à banda larga fixa e móvel fosse medido e avaliado. O motivo, um cenário de crescimento do número de usuários e queda na qualidade dos serviços. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, diz que a internet brasileira está congestionada porque tem problemas estruturais. 

(Walter Pinheiro) Essa infovia de hoje, ou essa avenida, ela foi planejada para um determinado número de tráfego. Se esse tráfego é atingido, mesmo que na ponta o sujeito estivesse lá disponível, de outra área ele não poderia falar. Então na realidade esse é o desafio também no nosso tempo. Não dá pra gente ficar falando em LTE, em quarta geração, sem a gente botar o dedo na ferida nessa questão. 

(Repórter) Eduardo Levy, representante do Sindicato das Empresas de Telefonia, explicou que o custo de manter um canal de transmissão de dados desocupado é alto. Mas ele está disponível para quem quiser pagar. 

(Eduardo Levy) Quanto mais carros entram nesta rede, menor a velocidade média pra todos. Mas se alguém quiser utilizar aquela pista somente pra si, quem quer um serviço de maior qualidade ou maior velocidade, pode escolher entre as ofertas disponíveis. 

(Repórter) É o sindicato quem faz a escolha da entidade que mede a qualidade dos serviços prestados pelos provedores e operadoras de telecomunicações. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, questiona a isenção dessa escolha, e por isso chamou representantes do setor ao debate. O Superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, garantiu no entanto que os dados serão auditados, e que quem fará o controle da qualidade é a própria agência. 

(Bruno Ramos) Quem coletava era a prestadora de serviço como um todo. O que nós estamos fazendo é a coleta de dados. Tanto que a construção do indicador, senador, vai ser feita pela Anatel. No nosso entendimento, a coleta dos indicadores estar fora das empresas é uma enorme evolução. 

(Repórter) A empresa Price Waterhouse Coopers foi a vencedora da licitação para operar como Entidade Aferidora da Qualidade. Os dados começaram a ser avaliados no fim de fevereiro.
22/03/2012, 01h52 - ATUALIZADO EM 22/03/2012, 01h52
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00