Senadores cobram rapidez na implantação de banda larga na Região Norte — Rádio Senado

Senadores cobram rapidez na implantação de banda larga na Região Norte

LOC: SENADORES COBRAM DE ÓRGÃOS DO GOVERNO E DE EMPRESAS DE TELEFONIA A IMPLANTAÇÃO MAIS RÁPIDA DA INTERNET BANDA LARGA NA REGIÃO NORTE.  

LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA QUARTA-FEIRA, NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ELES RECLAMARAM DO RITMO DO PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:  

TÉC: O Plano Nacional de Banda Larga foi lançado em 2010 com a promessa de baratear o acesso à internet de velocidade rápida em todo o país. Dois anos depois, a realidade da Região Norte está bem distante dessa meta, como descreveu o deputado estadual do Amazonas Chico Preto aos senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia. 

(CHICO PRETO) Prefeitos do meu estado ainda precisam pagar 20 mil reais por um mega de internet para poder enviar relatórios para o Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, informações para os ministérios, informações para as secretarias. Isso quando esse mega é oferecido. 

(REPÓRTER) O deputado amazonense foi um dos convidados da audiência pública para debater a implantação do Plano de Banda Larga nos estados do Norte. Segundo Chico Preto, a empresa de telefonia Oi, que atende a região, não vem cumprindo os prazos para aumentar a quantidade de pontos de internet rápida nos municípios, informação que foi contestada pelo gerente de relações institucionais da companhia, Marcos Mesquita. 

(MESQUITA) São metas quantitativas; essas metas não são metas regionais. Então, a Oi cumpre e cumpriu todos os prazos que foram estabelecidos em contrato para o Plano Nacional de Banda Larga. 

(REPÓRTER) Também participaram do debate representantes da Telebrás, estatal responsável pelo Plano de Banda Larga, e da Agência Nacional de Telecomunicações e do Ministério das Comunicações. Senadores da Região Norte cobraram deles uma ação mais firme para que o alcance da internet banda larga não caminhe tão lentamente nos municípios da Amazônia. Está nesse grupo a senadora Angela Portela, do PT de Roraima. 

(ANGELA) É preciso uma ação mais contundente, mais firme da Anatel, da Telebras, no sentido de cobrar das operadoras os compromissos dos contratos no sentido de ampliar e possibilitar que a Região Norte seja incluída neste momento tão importante do país, que é a inclusão digital. 

(REPÓRTER) Os representantes do governo afirmaram que a carência na Região Norte vai ser reduzida a partir deste ano, com a inauguração do primeiro trecho da linha de transmissão entre a usina de Tucuruí e as cidades de Macapá e Manaus. Além de levar energia, a obra vai fazer a ligação de redes de fibra óptica, para a transmissão de dados. A promessa é que a integração fique pronta em 2014, quando a capital de Roraima, Boa Vista, deve entrar no sistema.
21/03/2012, 01h28 - ATUALIZADO EM 21/03/2012, 01h28
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00