Suplicy lamenta morte do geógrafo Aziz Ab'Saber — Rádio Senado

Suplicy lamenta morte do geógrafo Aziz Ab'Saber

LOC: EDUARDO SUPLICY LAMENTA MORTE DO GEÓGRAFO AZIZ AB’SÁBER, UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS EM GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL.  

LOC: AB’SÁBER, DE 87 ANOS, MORREU DE INFARTO NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA EM CASA, EM SÃO PAULO. REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) Aziz Nacib Ab’Sáber nasceu no interior paulista, mas passou praticamente a vida toda na USP, Universidade de São Paulo, onde era pesquisador. Ele também era conselheiro e presidente de honra da SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Autor de mais de 300 trabalhos acadêmicos, Ab’Sáber recebeu vários prêmios científicos, dentro e fora do país. E também se tornou referência em estudos da biodiversidade, planejamento territorial, impactos ambientais e até biologia. O professor Aziz Ab’Saber também colaborou com debates no Senado. Em sua última visita, em 2007, ele falou na Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas. O clima e a biodiversidade estavam entre seus assuntos prediletos, e nos últimos meses Ab’Sáber vinha criticando as mudanças no Código Florestal que, segundo ele, deveria respeitar os diferentes zoneamentos ecológicos do país. Além disso, o professor vinha defendendo a aprovação de um Código da Biodiversidade, para proteger as espécies animais e vegetais do país. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, se emocionou ao falar do amigo: 

(Eduardo Suplicy) Foi um dos maiores geógrafos da história do Brasil e um cientista social fantástico. E como um estudioso da geografia, do meio ambiente, o professor Aziz foi um crítico veemente, teceu críticas muito severas à forma como foi votado o código florestal e eu acho importante que todos nós brasileiros venhamos a prestar homenagem a ele e à sua família. 

(Repórter) Nesta quinta-feira, um dia antes de morrer, Ab’Sáber deixou no prédio da SBPC, em São Paulo, um DVD com sua obra consolidada, de 1946 a 2010. Junto com o material, Ab’Sáber deixou um pedido: que cópias da obra fossem entregues a especialistas e estudantes. Eduardo Suplicy disse que vai pedir em Plenário voto de pesar pela morte de Aziz Ab’Sáber.
16/03/2012, 07h02 - ATUALIZADO EM 16/03/2012, 07h02
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00