CI aprova obrigatoriedade de tensão bivolt para eletrodomésticos — Rádio Senado

CI aprova obrigatoriedade de tensão bivolt para eletrodomésticos

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO APROVOU PROJETO QUE OBRIGA A TENSÃO BIVOLT EM TODOS OS ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS PRODUZIDOS NO BRASIL. 

LOC: AO OBJETIVO É EVITAR QUE OS EQUIPAMENTOS SEJAM DANIFICADOS QUANDO LIGADOS EM TENSÃO ERRADA. A PROPOSTA FOI ELOGIADA PELOS SENADORES DA COMISSÃO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A Comissão de Infraestrutura aprovou o texto que obriga os fabricantes de equipamentos elétricos e eletrônicos de uso doméstico a adotarem a tensão bivolt para todos os produtos fabricados no Brasil. O autor da proposta é o senador licenciado Marcelo Crivela, do Rio de Janeiro. O relator da matéria, senador Lobão Filho, lembrou que a iniciativa vai facilitar a compra de eletrodomésticos em todo o país e não criará impactos significativos no preço final do produto. 

(Lobão filho) O custo disso eu tenho ouvido muitas entidades reclamando que oneraria os equipamentos.,um carregador de celular que custa quinze reais é bivolt, onde podemos acreditar que ia onerar qualquer equipamento que seja ? 

(REPÓRTER) O senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, apoiou a iniciativa. Ele lembrou que é muito comum o caso de pessoas que mudam de estado ou viajam constantemente, e tem seus equipamentos danificados por não saber se a voltagem da cidade é 110 ou 220 volts. Para ele, a medida vai acabar com esse incômodo. 

(Ivo Cassol) Essa troca de energia te pega e não ta escrito. Então quero dizer, nada mais nada menos que essa casa coloque na lei pra que o fabricante coloque de uma vez por todas colocar no produto e aí pode mandar Brasil afora que não tem problema.

(REPÓRTER) a matéria acrescenta a exigência dos equipamentos bivolt à lei de 2006 que determina a instalação de condutores-terra em edifícios e em diversos tipos de aparelhos elétricos. O aterramento é essencial para evitar os casos de acidentes com eletricidade em prédios e residências. Com a aprovação da comissão de infraestrutura, a matéria segue para a comissão de meio ambiente, defesa do consumidor e fiscalização e controle.
15/03/2012, 01h22 - ATUALIZADO EM 15/03/2012, 01h22
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00