Senado inaugura exposição em homenagem aos 80 anos do voto feminino — Rádio Senado

Senado inaugura exposição em homenagem aos 80 anos do voto feminino

LOC: O SENADO INAUGUROU NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA, A EXPOSIÇÃO 80 ANOS DO VOTO FEMININO NO BRASIL.

LOC: A INICIATIVA FAZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, 8 DE MARÇO. MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE MARCUS OLIVEIRA:

(REPÓRTER) O direito ao voto foi garantido às brasileiras num decreto de 1932, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. O texto definia que o eleitor era o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo. Para marcar os 80 anos da lei, o Senado Federal está promovendo uma exposição com fotos, jornais, títulos eleitorais e outros documentos históricos que contam a história dessa conquista. A primeira vice-presidente do senado, Senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, esteve presente na abertura da mostra e elogiou a iniciativa.

(MARTA SUPLICY) A biblioteca do senado fez um trabalho muito interessante, porque nós temos que resgatar as lutas, nós temos que resgatar a nossa história. A nossa história é muito curta no processo eleitoral; é um paradoxo: ela é curta, mas nós já temos uma presidenta. Mas falta um longo caminho para termos um congresso com mais presença feminina.

(REPÓRTER) A Senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, homenageou todas as mulheres que se destacaram na luta pela conquista do voto feminino e advertiu que é preciso assegurar uma maior presença feminina no Congresso brasileiro.

(LÍDICE DA MATA) Não da para esperar mais 80 anos, para gente conquistar mais 10 porcento de mulheres no parlamento e ter 20. É preciso dar um salto, e preciso haver uma política de reparação que leve a mulher a ocupar seu lugar na sociedade brasileira.

(REPÓRTER) O Brasil ocupa a centésima quadragésima sexta posição no ranking de participação das mulheres nos parlamentos. São 46 deputadas federais e 10 senadoras.
08/03/2012, 07h40 - ATUALIZADO EM 08/03/2012, 07h40
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00