Senado deve votar série de projetos em defesa dos diretos das mulheres — Rádio Senado

Senado deve votar série de projetos em defesa dos diretos das mulheres

LOC: O SENADO DEVE VOTAR NESTA SEMANA DIVERSAS MATÉRIAS DE INTERESSE DAS MULHERES COMO FORMA DE COMEMORAR O PRÓXIMO 8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU O PROJETO QUE PUNE O EMPREGADOR QUE PAGAR SALÁRIOS MENORES ÀS MULHERES. REPÓRTER PATRICIA NOVAES: 

TÉC: O texto aprovado pela Comissão de Direitos Humanos só precisa agora da sanção da presidente Dilma Rousseff para virar lei. Ele altera a CLT e prevê o pagamento de multa para o empregador que pagar salários inferiores às mulheres em relação aos pagos aos homens no exercício das mesmas funções. O relator da matéria, senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul fez um apelo para que a presidente Dilma sancione a matéria antes do dia 8 de março. 

(Moka) – nós queremos se possível, o projeto como é terminativo aqui , já foi aprovado na cd possa ir a sanção da presidenta Dilma e aí a gente poder ainda depois da sanção apresentar isso como uma conquista a mais nessa questão do espaço sobretudo o espaço na questão do trabalho das mulheres.

(Patrícia) A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo lembrou as importantes conquistas femininas, mas ressaltou que muito ainda precisa ser feito para garantir a igualdade entre homens e mulheres. Um exemplo, segundo ela, é a questão da representação política feminina. 

(Ana Rita) Nós somos ainda minoria no Congresso Nacional, somos ainda minoria nas assembléias legislativas, nas câmaras de vereadores. Temos muitos passos a serem dados, ainda temos uma longa caminhada para garantir de fato a igualdade na participação política das mulheres. 

(Patrícia) - Além da votação dos projetos estão previstas diversas atividades no Senado para lembrar o oito de março. No dia 7 será lançado na sala de audiências da presidência da Casa, o programa pró-equidade de gênero e raça do governo federal. No dia 8 de março acontece o lançamento da exposição "oitenta anos do voto feminino no Brasil" e no dia 13 está prevista sessão solene, às dez horas da manhã, para comemorar o Dia Internacional da Mulher e para a entrega do diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz 2012.
06/03/2012, 01h27 - ATUALIZADO EM 06/03/2012, 01h27
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00