Gastos com livros didáticos poderão vir a ser abatidos do IR — Rádio Senado

Gastos com livros didáticos poderão vir a ser abatidos do IR

LOC: QUEM COMPRAR LIVROS DIDÁTICOS OU TÉCNICOS PARA SEU USO OU DE SEUS DEPENDENTES PODERÁ DESCONTAR O GASTO NO IMPOSTO DE RENDA. 

LOC: ESTE FOI O PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER) Segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos o projeto do senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, que permite a dedução no Imposto de Renda das quantias gastas na compra de livros técnicos ligados à profissão do contribuinte, e também na compra de livros didáticos para seus dependentes. A proposta foi aprovada nesta terça-feira na Comissão de Educação. Randolfe lembrou que a intenção é fazer com que a chamada nova classe média continue a consumir cada vez mais e mais livros, uma tendência do mercado editorial brasileiro.

(RANDOLFE RODRIGUES) Dados recentes publicados pela revista Veja dão conta da ascensão à leitura de um público novo. De um público desta chamada nova classe média. O setor livreiro nacional deu um salto na venda de livros de 2,5 bilhões de reais em 2009 para 3,2 bilhões em 2010. 

(REPÓRTER) A Comissão também aprovou o projeto da senadora Vanessa Graziottin, do PC do B do Amazonas, que dá aos idosos entrada gratuita em todos os eventos culturais que tenham patrocínio do Governo Federal, em museus e em estádios e ginásios nos dias de jogos. O senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, ressaltou que a gratuidade facilita por exemplo a ida dos brasileiros das classes populares aos eventos esportivos. 

(CÁSSIO CUNHA LIMA) Se há hoje diminuição do número de lugares nos estádios de futebol do Brasil, isto deve-se ao Estatuto do Torcedor aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro. 

(REPÓRTER) O projeto será agora analisado na Comissão de Direitos Humanos. A Comissão de Educação também aprovou convite ao Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, para a audiência que vai discutir a Lei Geral da Copa. E foi cancelada a participação do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na mesma reunião.
06/03/2012, 01h18 - ATUALIZADO EM 06/03/2012, 01h18
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00