Comissão debate programa de incentivo à agricultura familiar — Rádio Senado

Comissão debate programa de incentivo à agricultura familiar

LOC: A AGRICULTURA FAMILIAR BRASILEIRA VAI GANHAR MAIS COMPETITIVIDADE E MERCADO. ESSA É A APOSTA DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA APÓS DEBATE SOBRE A REDE BRASIL RURAL.

LOC: SAIBA MAIS SOBRE O SISTEMA CRIADO PELO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO NA REPORTAGEM DE NILO BAIRROS:
 
(REPÓRTER) A agricultura familiar brasileira é responsável por 10 por cento do PIB, o Produto Interno Bruto, e por 40 por cento da produção agrícola do país. Mais da metade do que o brasileiro come sai dessas pequenas lavouras, que empregam nada menos que 74 por cento da mão de obra do campo. Mas na hora de competir com a agricultura de grande porte, que reúne melhores condições de escoamento e negociação, a agricultura familiar enfrenta dificuldades. Pensando nisso, o Ministério do Desenvolvimento Agrário criou a Rede Brasil Rural, um conjunto de mecanismos que favorece a venda e a distribuição desses produtos, inclusive nas escolas públicas. A secretária executiva do Ministério explicou que essa é uma nova etapa do avanço da produção familiar no Brasil. Segundo Márcia Quadrado, o processo começou com o salto do investimento governamental, de dois para 16 bilhões de reais, nos últimos dez anos. Depois, disse ela, foram criados mercados para essa produção, como o programa de aquisição de alimentos e o programa nacional de alimentação escolar. Para Márcia Quadrado, a Rede Brasil Rural, lançada há dois meses, vai reduzir ainda mais a distância entre produtor e consumidor.
 
(MÁRCIA QUADRADO) A Rede Brasil Rural é na verdade uma grande plataforma. Lá nós organizaremos toda a possibilidade de contatos, de acesso à informação, garantiremos com esses contatos que os agricultores acessem os insumos necessários à finalização de seu produto com preços mais acessíveis, vamos reduzir as ociosidades.
 
(REPÓRTER) Márcia Quadrado destacou que esse trabalho envolve parcerias entre o Ministério e órgãos públicos e privados, entre eles os Correios, que vão transportar os produtos vendidos. Inicialmente, 250 cooperativas e cerca de 600 mil unidades de produção familiar vão integrar a Rede Brasil Rural. O presidente da Comissão de Agricultura do Senado, Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, comemorou a novidade.
 
(ACIR GURGACZ) Eu acredito que com toda essa sistemática, com todo esse trabalho desenvolvido pelo governo, eu não tenho dúvida de que a agricultura familiar passa a ser um sucesso ainda maior, econômico, não apenas de estabilidade no campo, mas que passe a ser um sucesso econômico.

(REPÓRTER) O trabalho do Congresso também foi lembrado. Ao lado do coordenador da Rede Brasil Rural, Marco Antonio Viana Leite, que também participou da audiência, Márcia Quadrado elogiou o Senado e a Câmara pela aprovação de leis fundamentais para o produtor, como a Lei de Assistência Técnica e a da Regularização Fundiária na Amazônia. Da Rádio Senado, Nilo Bairros.
 
LOC: OS PRÓXIMOS DEBATES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA JÁ ESTÃO MARCADOS.
 
LOC: NA PRÓXIMA SEXTA, 9 DE MARÇO, EM NÃO ME TOQUE, NO RIO GRANDE DO SUL, SENADORES VÃO DEBATER O SEGURO RURAL.

LOC: E NO DIA 30 DE MARÇO, A COMISSÃO VAI A CACOAL, EM RONDÔNIA, PARA DEBATER A CAFEICULTURA.
02/03/2012, 06h33 - ATUALIZADO EM 02/03/2012, 06h33
Duração de áudio: 02:44
Ao vivo
00:0000:00