Collor lamenta decisão dos EUA de cancelar compra de 20 aviões Super Tucanos — Rádio Senado

Collor lamenta decisão dos EUA de cancelar compra de 20 aviões Super Tucanos

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, SENADOR FERNANDO COLLOR, LAMENTOU A DECISÃO DO GOVERNO NORTE-AMERICANO DE CANCELAR A COMPRA DE 20 AVIÕES SUPER TUCANO QUE HAVIAM SIDO ENCOMENDADOS À EMBRAER. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER) O senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, destacou que o próprio comandante da Força Aérea dos Estados Unidos, pareceu contrariado com a decisão. 

(FERNANDO COLLOR) O próprio comandante da força aérea daquele país, General Norton Schwartz, qualificou o cancelamento anunciado na terça-feira de “vergonhoso” e declarou que a medida representa um embaraço para a força aérea dos Estados Unidos, acrescentando que se sentia profundamente desapontado com a decisão de seu governo. (REP): De acordo com Collor, que é senador pelo PTB de Alagoas, a medida contraria um processo de seleção que teve um vencedor claro, a Embraer. 

(FERNANDO COLLOR) Foi uma medida protecionista e contrária a princípios fundamentais das boas práticas internacionais, sobretudo porque, em 30 de dezembro último, os Estados Unidos concluíram um processo de concorrência e anunciaram a escolha da Embraer para o fornecimento as aeronaves. 

(REPÓRTER) O contrato teria um valor de 355 milhões de dólares, e envolvia vinte aeronaves Super Tucano, assim como apoio terrestre para treinamento de pilotos, manutenção e outros serviços requeridos. Uma das concorrentes derrotada na seleção questionou a documentação apresentada pela Embraer. Em nota, a empresa brasileira lamentou o cancelamento do contrato, afirmou que não havia problemas de ordem burocrática e que irá aguardar mais esclarecimentos para saber que medidas tomar.
02/03/2012, 01h32 - ATUALIZADO EM 02/03/2012, 01h32
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00