Senado debate concessão dos aeroportos de Brasília, Campinas e São Paulo — Rádio Senado

Senado debate concessão dos aeroportos de Brasília, Campinas e São Paulo

LOC: AS COMISSÕES DE INFRAESTRUTURA E DE MEIO AMBIENTE DISCUTIRAM NESTA QUINTA-FEIRA A CONCESSÃO DOS AEROPORTOS DE BRASÍLIA, CAMPINAS E SÃO PAULO À INICIATIVA PRIVADA. 

LOC: REPRESENTANTES DA ANAC E DA INFRAERO GARANTIRAM QUE AS TARIFAS NÃO VÃO SOFRER AUMENTO E QUE FUNCIONÁRIOS NÃO SERÃO DEMITIDOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER) os representantes da Anac, Infraero e da Presidência da República comemoraram o resultado do leilão dos três aeroportos. O Secretário de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, destacou que as ofertas foram bem acima dos valores mínimos estipulados e que os passageiros serão beneficiados com melhorias nos aeroportos. Ele assegurou que não haverá demissões, pois os funcionários da Infraero serão realocados para outros aeroportos ou contratados pelas concessionárias. Wagner Bittencourt também garantiu que não haverá aumento de tarifas. 

(WAGNER BTTENCOURT - SECRETÁRIO DE AVIAÇÃO) A grande pergunta: vai haver aumento de tarifas? Não há aumento de tarifa nenhum para os passageiros. Essa foi uma preocupação que o governo teve de que a gente não levasse ônus aos passageiros na medida que fizéssemos isso.. (REP): Mas Francisco Dornelles, senador do PP do Rio de Janeiro, questionou a capacidade de algumas das empresas vencedoras do leilão. 

(FRANCISCO DORNELLES) Como se explica que uma empresa não qualificada para operar um aeroporto que atende dez milhões de pessoas, em Porto Rico, possa operar um aeroporto como o de Brasília, que vai atender 50 milhões de pessoas? 

(REPÓRTER) O presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, explicou que hoje o aeroporto de Brasília atende em torno de 14 milhões de passageiros por ano, e que o volume de 50 milhões de passageiros é esperado para daqui a 30 anos. O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, justificou ainda que o mínimo de experiência exigida às empresas, de comandar aeroportos com pelo menos cinco milhões de passageiros ao ano, foi para ampliar a concorrência. 

(GUSTAVO DO VALE - PRESIDENTE DA INFRAERO) se nós aumentássemos muito essa experiência de cinco, dez milhões iríamos restringir a 50 ou 60 aeroportos no mundo, o que poderia sem dúvida alguma restringir muito a concorrência. essa foi a razão dos 5 milhões de passageiros. 

(REPÓRTER) Os responsáveis pela modelagem das concessões afirmaram ainda que a Infraero vai se beneficiar da experiência internacional dos parceiros e que vai poder investir mais nos demais aeroportos da rede. O resultado do leilão deve ser homologado no dia 20 de março e a assinatura dos contratos em quatro de maio.
01/03/2012, 01h36 - ATUALIZADO EM 01/03/2012, 01h36
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