Ministro promete a senadora minimizar efeitos de enchentes no AM — Rádio Senado

Ministro promete a senadora minimizar efeitos de enchentes no AM

LOC: O MINISTRO DA AGRICULTURA VEIO AO SENADO DISCUTIR COM A SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN O EFEITO DAS ENCHENTES SOBRE A AGRICULTURA E PECUÁRIA DO AMAZONAS. 

LOC: SEGUNDO A SENADORA, O AUXÍLIO DO MINISTÉRIO VAI GARANTIR PELO MENOS O SUSTENTO DOS PRODUTORES, ESPECIALMENTE DOS QUE VIVEM DO PRÓPRIO PLANTIO. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

(REPÓRTER) Segundo informações do Secretário Estadual de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, trinta por cento da produção agrícola do estado já foi atingida por enchentes até agora. Para ele, é essencial dar condições para que o produtor rural possa retomar a atividade. 

(ERON BEZERRA - SECRETÁRIO) Queremos assegurar que o produtor que perdeu dinheiro, sua produção não vai ter um grande prejuízo mais do que teve por perder a produção.

(REPÓRTER) O Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, afirmou que a equipe técnica do ministério vai auxiliar o estado a lidar com a situação emergencial, mas que a intenção é desenvolver ações de prevenção nas situações de calamidade na agropecuária. 

(MENDES RIBEIRO - MINISTRO) Nós estaremos atentos enquanto governo pra providenciar ações que possam minimizar. Resolver não vão. nós não conseguimos Nunca repor com a mesma qualidade o que a natureza faz. É preciso sim que tenhamos alternativas pra buscar resguardar. 

(REPÓRTER) A senadora Vanessa Graziotin do PC do B do Amazonas, explicou que a cheia no estado está apenas no começo e a ação vai evitar que os agricultores e pecuaristas do estado percam seu sustento. 

(VANESSA GRAZIOTIN) Enquanto o Acre começa a ter o problema resolvido, o Amazonas esta com o problema somente iniciando, e isso vem afetando não só as pessoas que vivem nas cidades e área rural, mas principalmente as pessoas que vivem do próprio plantio, porque esses além de perder os seus pertences, perdem o seu meio de sobrevivência.

(REPÓRTER) A criação de gado e a produção de juta e malva, são as mais comprometidas por causa da cheia. A colheita dessas fibras precisou ser antecipada e a principal conseqüência é a queda na produtividade. A produção de hortaliças e mandioca, destinada ao consumo local também sofre prejuízos. A expectativa é que o ministério da agricultura se junte ao estado para oferecer crédito a prazos mais extensos e juros mais baixos para beneficiar a produção rural.
01/03/2012, 01h55 - ATUALIZADO EM 01/03/2012, 01h55
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00