Sarney afirma que projeto terá prioridade no Senado — Rádio Senado

Sarney afirma que projeto terá prioridade no Senado

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO AFIRMA QUE O PROJETO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO TERÁ PRIORIDADE NO SENADO.
 
LOC: E O LÍDER DO GOVERNO DEIXOU CLARO QUE OS SENADORES NÃO TERÃO DE VOTAR A PROPOSTA DE MANEIRA APRESSADA, APESAR DA URGÊNCIA DO PALÁCIO DO PLANALTO.
 
(Repórter) O projeto que cria a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais deverá chegar ao Senado nos próximos dias. Pela proposta, o funcionário público que tomar posse após a sanção da Funpresp não vai se aposentar com o salário integral, mas com o teto da Previdência Social, hoje em R$ 3,9 mil. Se quiser receber um benefício maior, terá de contribuir para o Fundo, que terá aportes da União de no máximo 8,5% da contribuição. O Palácio do Planalto tem pressa em aprovar o projeto porque prevê economizar R$ 28 bilhões por ano a partir de 2032 com o pagamento de aposentadoria do funcionalismo público. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, afirmou que o projeto terá prioridade na pauta desde que tenha a concordância dos líderes partidários.
 
(José Sarney) Essa é uma das matérias importantes que temos que votar. Sem dúvida alguma, terei de consultar as lideranças. Mas do meu ponto de vista pessoal é que temos que votar o mais rapidamente possível.
 
(Repórter) O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, avisou que o Senado não votará a Funpresp sem uma discussão aprofundada nas Comissões.
 
(Romero Jucá) O Funpresp é uma matéria prioritária para o governo. Ela está em regime de urgência, portanto, temos o prazo de 45 dias para tramitar. Mas vai tramitar nas Comissões. É uma matéria importante que precisa ser discutida nas comissões temáticas. Portanto, vamos acompanhar com prioridade essa discussão e também pautando a votação.
 
(Repórter) A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, está confiante em que o Senado vai votar até março a Funpresp.
 
(Ideli Salvatti) Já houve manifestações de inúmeros senadores dizendo que vão contribuir com a agilidade da votação. Vamos terminar a votação na Câmara e trabalhar para que no Senado a votação seja rápida e ágil.
 
(Repórter) O projeto da Funpresp deverá enfrentar resistências por parte do Democratas e do PSOL. O PSDB, que adotou o fundo em São Paulo, deverá votar favoravelmente à proposta do governo.
29/02/2012, 05h27 - ATUALIZADO EM 29/02/2012, 05h27
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00